Dezoito concelhos sob risco "máximo" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro e Castelo Branco estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, segundo informação disponível às 07:30 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco "máximo" de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro), Baião (Porto), Lamego, Resende, Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).

Em risco "muito alto" estão também vários concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real e Porto.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 112 incêndios, que foram combatidos por 1.462, apoiados por 383 veículos.

A ANPC registou no sábado 27 ocorrências, que foram combatidas por 514 operacionais, apoiados por 112 veículos.

Às 07:30 de hoje, estavam dois incêndios florestais ativos, um em Góis, distrito de Coimbra, e outro em Macinhata do Vouga, concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

O IPMA colocou hoje oito distritos do continente e a costa norte da Madeira sob aviso amarelo devido ao calor.

De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 10:00 de hoje e as 19:59 de quarta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

A costa norte da Madeira também vai estar sob aviso amarelo devido ao calor entre as 10:00 de terça-feira e as 23:59 de quarta-feira.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.