Suspensa greve da polícia brasileira no Recife após saques e 234 detidos

Suspensa greve da polícia brasileira no Recife após saques e 234 detidos
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A greve da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros de Recife, uma das 12 sedes do Mundial de Futebol do Brasil, foi suspensa, esta quinta-feira, depois de 24 horas de uma onda de violência, marcada por roubos e saques, que culminou em 234 detidos, informaram fontes policiais.

Após a assembleia realizada em frente ao palácio do governo no Recife, polícias e bombeiros decidiram pôr fim à greve por melhorias salariais que tinha sido considera ilegal, apesar de nem todos os membros terem concordado, refere a imprensa local.

Os tumultos na capital do estado brasileiro de Pernambuco tiveram início ao cair da noite de quarta-feira e prolongaram-se durante a madrugada, com ataques de dezenas de pessoas contra lojas e camiões de distribuição de alimentos, confirmaram as autoridades.

A Polícia Civil informou que, nas últimas 24 horas, pelo menos 234 pessoas foram detidas por roubo, furto, posse ilegal de armas de fogo ou invasão de propriedade privada.

O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, pediu, esta quinta-feira, o reforço da Força Nacional de Segurança, um organismo treinado para combater distúrbios sob a dependência do Governo federal, a fim de garantir a ordem nas ruas, face à decisão inicial dos polícias de prolongar a greve.

Horas depois, os funcionários decidiram suspender o protesto.

"Paramos porque entendemos que a sociedade pernambucana não pode continuar a sofrer", disse Joel Maurino, um dos representantes da Polícia Militar.

Minutos mais tarde, várias patrulhas da Polícia Militar retomaram a sua atividade na zona sul da cidade, segundo a imprensa local.

Além dos detidos e dos danos materiais que resultaram da onda de violência, a Confederação Brasileira de Futebol (CFB) cancelou os dois encontros da liga brasileira marcados para este fim de semana no Recife por causa da insegurança.

O organismo confirmou à agência Efe a decisão de atrasar as partidas Náutico-Vasco e Sport-Bahia, as quais deviam ser disputadas nos próximos sábado e domingo, respetivamente, no estádio do Mundial, Arena Pernambuco, e no Adelmar da Costa Carvalho.

Vários eventos culturais e um encontro empresarial, previstos para os próximos dias, também foram cancelados por causa da falta de segurança.

Na noite de quinta-feira, a cidade de São Paulo também foi palco de uma manifestação inserida numa série de atos delineados para pelo menos 50 cidades, numa ação denominada 15M - Dia Internacional de Lutas contra a Copa (forma como os brasileiros apelidam o Mundial de Futebol), a qual resvalou em confrontos com a polícia e em atos de vandalismo.

Os atos, realizados por diferentes associações de classes, como professores, movimentos, partidos políticos de esquerda e polícias em greve, reuniram milhares de pessoas em cidades-sedes do Mundial2014, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife.

As manifestações possuem diversos objetivos, mas há um denominador comum: a crítica direta ou indireta ao evento da FIFA.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.