Maiores exportadores nordestinos presentes na 3.ª Expo Trás-os-Montes

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 15 mai (Lusa) - As maiores empresas exportadoras do Nordeste asseguram presença na 3.ª edição da Expo Trás-os-Montes, um certame que pretende mostrar a capacidade produtiva e de internacionalização do tecido empresarial regional.

"A Expo Trás-os-Montes tem em vista atrair pessoas a visitarem a região e, ao mesmo tempo, contribuir para a qualificação do tecido empresarial regional", disse Eduardo Malhão, presidente do Núcleo Empresarial de Bragança (NERBA), entidade organizadora do certame que foi apresentado hoje.

A mostra, acrescentou a fonte, "tem por missão ajudar os nossos empresários a ganharem uma nova visão e dimensão em termos de estratégia de 'marketing', de inovação e internacionalização e assim ao atrair pessoas do exterior estamos a exportar o território".

Apesar do clima de crise vivido em Portugal, as empresas da região mostraram "recetividade" ao evento que, entre 30 de maio e 01 de junho, contará com cerca de uma centena de expositores das mais variadas áreas de negócio projetando assim " uma imagem positiva da região transmontana", certame que é da responsabilidade do NERBA.

Durante o certame, que decorre no pavilhão do NERBA, em Bragança, estão programados diversos fóruns temáticos, espetáculos musicais com artistas como Dulce Pontes e Roberto Leal, bem como a presença de escritores como J. Rentes de Carvalho e Francisco José Viegas.

A gastronomia associada ao turismo natureza são ingredientes deste evento que teve em conta o facto de mais de 70% dos turistas que visitam a região serem atraídos pelosos pratos típicos regionais.

No que concerne à vertente económica, o destaque do certame vai para a realização do Fórum Económico de Trás-os-Montes, que reunirá empresários, gestores, dirigentes associativos, autarcas e académicos em torno de um objetivo comum: "uma estratégia de desenvolvimento para a região".

Pelo terceiro ano consecutivo, o NERBA lança o desafio aos produtores, aos empresários, aos artesãos, às escolas, aos operadores turísticos, aos municípios e outros agentes de desenvolvimento, confirmando a determinação de todos em aproveitar o enorme potencial da economia regional.

No entanto, é no decorrer da Expo Trás-os-Montes que a oferta ganha ainda maior força, dado que no pavilhão do NERBA será possível provar e comprar aquelas que são as maiores iguarias transmontanas.

Na lista de expositores que já garantiram a sua presença destacam-se as empresas ligadas à energia, novas tecnologias, panificação, produtos tradicionais e agro-indústria.

De referir que muitos dos produtos que podem ser adquiridos durante o certame ostentam o selo de Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida ou Especialidade Tradicional Garantida, dado que Expo Trás-os-Montes pretende diferenciar-se pela qualidade.

FYP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.