Info

Maiores exportadores nordestinos presentes na 3.ª Expo Trás-os-Montes

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Bragança, 15 mai (Lusa) - As maiores empresas exportadoras do Nordeste asseguram presença na 3.ª edição da Expo Trás-os-Montes, um certame que pretende mostrar a capacidade produtiva e de internacionalização do tecido empresarial regional.

"A Expo Trás-os-Montes tem em vista atrair pessoas a visitarem a região e, ao mesmo tempo, contribuir para a qualificação do tecido empresarial regional", disse Eduardo Malhão, presidente do Núcleo Empresarial de Bragança (NERBA), entidade organizadora do certame que foi apresentado hoje.

A mostra, acrescentou a fonte, "tem por missão ajudar os nossos empresários a ganharem uma nova visão e dimensão em termos de estratégia de 'marketing', de inovação e internacionalização e assim ao atrair pessoas do exterior estamos a exportar o território".

Apesar do clima de crise vivido em Portugal, as empresas da região mostraram "recetividade" ao evento que, entre 30 de maio e 01 de junho, contará com cerca de uma centena de expositores das mais variadas áreas de negócio projetando assim " uma imagem positiva da região transmontana", certame que é da responsabilidade do NERBA.

Durante o certame, que decorre no pavilhão do NERBA, em Bragança, estão programados diversos fóruns temáticos, espetáculos musicais com artistas como Dulce Pontes e Roberto Leal, bem como a presença de escritores como J. Rentes de Carvalho e Francisco José Viegas.

A gastronomia associada ao turismo natureza são ingredientes deste evento que teve em conta o facto de mais de 70% dos turistas que visitam a região serem atraídos pelosos pratos típicos regionais.

No que concerne à vertente económica, o destaque do certame vai para a realização do Fórum Económico de Trás-os-Montes, que reunirá empresários, gestores, dirigentes associativos, autarcas e académicos em torno de um objetivo comum: "uma estratégia de desenvolvimento para a região".

Pelo terceiro ano consecutivo, o NERBA lança o desafio aos produtores, aos empresários, aos artesãos, às escolas, aos operadores turísticos, aos municípios e outros agentes de desenvolvimento, confirmando a determinação de todos em aproveitar o enorme potencial da economia regional.

No entanto, é no decorrer da Expo Trás-os-Montes que a oferta ganha ainda maior força, dado que no pavilhão do NERBA será possível provar e comprar aquelas que são as maiores iguarias transmontanas.

Na lista de expositores que já garantiram a sua presença destacam-se as empresas ligadas à energia, novas tecnologias, panificação, produtos tradicionais e agro-indústria.

De referir que muitos dos produtos que podem ser adquiridos durante o certame ostentam o selo de Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida ou Especialidade Tradicional Garantida, dado que Expo Trás-os-Montes pretende diferenciar-se pela qualidade.

FYP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio destrói armazém de lenha em Santa Maria da Feira

Um incêndio destruiu este domingo ao início da tarde um armazém de lenha em Santa Maria da Feira sem causar feridos mas obrigou à retirada de um idosa acamada que estava numa casa junto ao armazém, apurou o Porto Canal no local.

Metro do Porto vai retirar bancos para aumentar capacidade das carruagens

A Metro do Porto vai voltar a retirar alguns bancos para aumentar a capacidade dos veículos. Face à afluência do número de passageiros, será reduzido o número de lugares sentados em mais de 20 composições.

Atropelamento na EN13 faz uma vítima mortal em Chafé, Viana do Castelo

Uma mulher de 59 anos morreu na noite de sábado, pelas 21:15 horas, vítima de atropelamento na Estrada Nacional (EN) 13 em Chafé, Viana do Castelo, segundo fonte da GNR local.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.