Fusão dos hospitais de Coimbra concluída até ao final do ano - administração

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 23 jun (Lusa) -- A "maior fusão" de hospitais em Portugal, que reúne as várias instituições de Coimbra, estará "concluída no final do ano", anunciou o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Martins Nunes.

O CHUC foi oficializado em Diário da República a 02 de março de 2011 e resulta da fusão dos Hospitais da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar de Coimbra e do Centro Hospitalar de Coimbra.

"Temos praticamente toda a fusão feita. Trata-se da maior fusão alguma vez feita em Portugal, um processo complexo, mas que tem corrido bem, com ganhos para os doentes e para o Serviço Nacional de Saúde", disse Martins Nunes à agência Lusa.

O antigo secretário de Estado com a tutela da Saúde explicou que a fusão está "praticamente no fim" e que, no final do ano, o processo estará concluído.

"O objetivo nunca foi fundir por fundir, mas sim fundir para uma maior eficiência, com melhoria para os doentes, e para a criação de vários centros de excelência. Houve uma fusão, sim, mas com ganhos para os doentes, maior eficiência e com ganhos financeiros", disse.

Martins Nunes adiantou que o exemplo da "fusão noturna das urgências" [agora exclusivas nos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra] e do centro de trauma de nível 1, único em Portugal com todas as valências", são exemplos concretos do "sucesso" da fusão hospitalar em Coimbra.

SSS // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.