Helicópteros do INEM fizeram 479 missões em seis meses de partilha de meios

Helicópteros do INEM fizeram 479 missões em seis meses de partilha de meios
| País
Porto Canal

O novo dispositivo de helicópteros utilizado pelo INEM realizou 479 missões de emergência médica nos primeiros seis meses de partilha de meios aéreos entre os ministérios da Saúde e da Administração Interna, anunciou hoje instituto.

Entre 01 de novembro de 2012 e o final de maio, os helicópteros afetos a missões de socorro e assistência aos cidadãos foram acionados 479 vezes, das quais 294 para missões secundárias (entre hospitais) e 181 para missões primárias (entre o local da ocorrência e a unidade de saúde).

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) salienta em comunicado que, "pela primeira vez, os ministérios da Saúde e da Administração Interna decidiram iniciar um modelo de partilha de meios aéreos, procurando sinergias com ganhos de eficácia e de eficiência".

Segundo o instituto, todas os helicópteros utilizados "cumpriram com sucesso" os serviços para os quais foram acionados.

"Os helicópteros do Ministério da Administração Interna, propriedade da Empresa de Meios Aéreos, que integram o dispositivo, revelaram-se um excelente complemento ao dispositivo fixo e permanente de meios aéreos do INEM, tendo executado 38% do total das missões", salienta.

Aponta o caso das aeronaves KAMOV, que realizaram 100 transportes secundários e um outro para transporte de órgãos para transplantação.

No caso de transportes primários, o helicóptero KAMOV estacionado em Santa Comba Dão realizou 65 missões, 36% do total nacional de missões primárias.

Já o Eurocopter AS-350B3 Ecureuil, estacionado em Ponte de Sor, efetuou duas missões de emergência médica

O INEM refere ainda que os helicópteros aterraram "sem qualquer dificuldade" nos heliportos de vários hospitais, como o de Faro, Cova da Beira (Covilhã), Coimbra, Guarda, entre outros.

Até junho de 2010 eram apenas dois os helicópteros do INEM disponíveis para suprir todas as necessidades do país, colocados no Porto e em Lisboa.

O dispositivo de helicópteros de emergência médica tem neste momento duas configurações: Durante a fase "Charlie" de combate aos incêndios florestais (1 de junho a 30 de setembro) há quatro helicópteros ligeiros do INEM com equipas médicas e nos restantes meses do ano são cinco com equipas médicas.

A nova distribuição dos meios aéreos melhorou de "forma muito significativa a cobertura de todo o território continental", adianta o INEM, exemplificando com alguns distritos da região Centro e do Alentejo, que passaram a ter um meio aéreo disponível.

Com a partilha de meios aéreos, o INEM afirma que conseguirá obter uma redução de custos de dois milhões de euros, que serão aplicados na continuidade do crescimento do Instituto, com a abertura de novos meios, substituição de ambulâncias e viaturas médicas, investimentos em novas tecnologias, entre outros projetos.

Outro objetivo desta partilha é o ajustamento à oferta de helicópteros de emergência, no sentido de "manter ou melhorar" a cobertura no país.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.