Rejeitadas propostas do BE para facilitar candidaturas de cidadãos às autárquicas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mai (Lusa) - O parlamento rejeitou hoje dois projetos de lei do Bloco de Esquerda que visavam facilitar o acesso de grupos de cidadãos às eleições autárquicas.

Apenas o BE votou favoravelmente o diploma que propunha a isenção de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) e abria a possibilidade de os grupos de cidadãos que concorrem a órgãos locais utilizarem um símbolo - atualmente são obrigados a usar um número romano.

A proposta, que seguia recomendações feitas pelo provedor de Justiça em 2010, teve os votos contra do PSD, CDS, PCP e Verdes e a abstenção do PS.

Já o projeto de lei que visava alterar a fórmula de cálculo do número de assinaturas exigidas para apresentação de candidaturas teve os votos favoráveis do Bloco e do PS e os votos contra dos partidos da maioria, contando com a abstenção do PCP e dos Verdes.

JH // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".