Barcelos suprime quatro perigosas passagens de nível com investimento de 1,1 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 mai (Lusa) - A Refer consignou, por 1,1 milhões de euros, a empreitada de construção de três passagens desniveladas ao caminho-de-ferro no concelho de Barcelos, que permitirão a supressão de quatro perigosas passagens de nível sem guarda, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Rede Ferroviária Nacional especificou que em causa está a construção de uma passagem inferior rodoviária na União das Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro), uma passagem inferior de peões na freguesia de Abade de Neiva e uma passagem superior agrícola na União das Freguesias de Tamel (Santa Leocádia) e Vilar do Monte, bem como os respetivos restabelecimentos de acesso.

Estas intervenções viabilizarão a supressão de quatro passagens de nível "que apresentam risco elevado, devido às velocidades praticadas no troço e às reduzidas condições de visibilidade no avistamento dos comboios".

A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias.

Esta é mais uma ação inscrita no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a Refer tem em curso desde 1999, e que já permitiu suprimir mais de 65 por cento daquelas travessias.

O mesmo plano permitiu ainda melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das passagens de nível que subsistem.

No total, o investimento ascende a 350 milhões de euros.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.