Classificação é "muito prestigiante" para Portugal diz Paulo Portas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a classificação de Coimbra como património mundial da UNESCO beneficiará "a economia, o turismo, o conhecimento e o cosmopolitismo" da cidade, mas também é "muito prestigiante" para Portugal.

"É um grande dia para Portugal e para Coimbra. A meritória candidatura a património mundial passou com brilho e beneficiará" a cidade em várias áreas, afirmou Paulo Portas numa declaração escrita enviada à agência Lusa.

O ministro agradece "o trabalho impecável" não apenas do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), da Comissão Nacional da UNESCO e da embaixada, como também "o trabalho incessante dos promotores da ideia, desde a autarquia até à Universidade.

"O sucedido hoje na UNESCO é muito prestigiante para Portugal", frisou.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros acrescentou que esta distinção é um "reconhecimento internacional, que agora é muito justamente atribuído a Coimbra".

Para o ministério, constitui um "motivo de orgulho e regozijo" para a cidade e para o país e "dá conta da confiança da UNESCO na capacidade de o Estado para preservar o valor dos seus bens patrimoniais".

O Comité do Património Mundial, reunido no Camboja, deliberou esta manhã que o bem "Universidade Coimbra. Alta e Sofia", proposto por Portugal, possuía inquestionável valor universal excecional e que merecia ser classificado como Património de toda a Humanidade, refere o MNE no comunicado.

A candidatura a Património Mundial foi preparada pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e outras entidades locais

Em fevereiro de 2012, o Grupo de Trabalho Interministerial para a Coordenação e Acompanhamento das Candidaturas de Bens Portugueses à Lista do Património Mundial considerou que a candidatura reunia os requisitos exigidos e o dossiê foi entregue no Centro do Património Mundial da UNESCO para avaliação no ciclo 2012-2013.

O relatório da missão de avaliação levada a cabo pelo ICOMOS, entidade avaliadora que trabalha em parceria com a UNESCO, em setembro de 2012, reconheceu o valor deste bem, apesar de colocar algumas questões a que Portugal respondeu em devido tempo e que foram bem aceites, adianta o MNE no comunicado.

Com a inclusão na Lista do Património Mundial, Portugal fica obrigado a seguir as recomendações do Comité de modo a preservar o bem agora inscrito.

A área agora classificada pela UNESCO está situada em duas zonas do centro histórico da cidade de Coimbra, uma na encosta da cidade, a Alta, e a outra na parte baixa, a Sofia.

Além de edifícios ligados à cidade universitária, incluindo a Biblioteca Joanina, dento da área inscrita estão ainda incluídos dois monumentos nacionais de extrema importância, como o Mosteiro de Santa Cruz e a Catedral ou Sé Velha, que detiveram um papel preponderante na história da Universidade de Coimbra.

HN // NS

Lusa/fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

Fernando Araújo apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.