Antigo ciclista Jan Ullrich admite pela primeira vez ter recorrido ao doping

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 22 jun (Lusa) - O antigo ciclista alemão Jan Ullrich, vencedor da Volta a França em 1997, admitiu pela primeira vez ter recorrido ao uso de doping, numa entrevista que será publicada na segunda-feira pela revista Focus.

Ullrich havia defendido ser inocente e nunca ter recorrido à prática de doping, mas na referida entrevista, hoje antecipada pela agência France Presse (AFP), admite que recorreu ao doping no escândalo "Operação Puerto", quando amostras do seu sangue foram encontradas na investigação das autoridades espanholas centradas na figura do médico Eufemiano Fuentes, que forneceu substâncias a diversos atletas.

No ano passado, Ullrich foi castigado com dois anos de suspensão pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) devido a uma infração por doping.

O germânico, que abandonou a alta competição em novembro de 2007, também viu a o tribunal suíço retirar-lhe todos os resultados conseguidos desde 01 de maio de 2005, nomeadamente o terceiro lugar no Tour2005.

Na entrevista à Focus, Ullrich diz que "quase todos" os ciclistas recorriam ao doping, e justifica o seu uso com a "igualdade de oportunidades" entre todos os atletas na procura da vitória nas provas.

Na decisão do ano passado, os peritos do TAS revelavam ter ficado "confortavelmente satisfeitos" com o "volume, consistência e valor probatório das provas apresentadas pela União Ciclista Internacional (UCI)", no sentido de que "Ullrich participou em doping sanguíneo, violando o artigo 15.2 dos regulamentos", dado que o corredor "não conseguiu levantar qualquer dúvida sobre a veracidade ou fidelidade" das mesmas.

PPF (HPG) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).