Madeira e alguns concelhos de Vila Real e Bragança em risco extremo de radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- Alguns concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança e o arquipélago da Madeira apresentam hoje "risco extremo" de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os restantes distritos de Portugal continental estão com risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta, assim como o arquipélago dos Açores, à exceção da ilha de Santa Maria, que apresenta "risco extremo".

Com o "risco extremo", o IPMA aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao sol, enquanto com o nível "muito alto" as pessoas devem utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e devem evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, informa o instituto na sua página na internet.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso para o final do dia. O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante sul na costa sul durante a tarde, e soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro. Prevê ainda uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, no Alentejo e na região do vale do Tejo.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Já para o arquipélago da Madeira, prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha.

As temperaturas máximas atingirão os 29 graus celsius em Lisboa, 28 em Faro, 24 no Porto, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal.

HN // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.