Marcelo elogia SNS, setores social e privado e espera melhor planeamento

Marcelo elogia SNS, setores social e privado e espera melhor planeamento
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República considerou hoje que o SNS e os setores social e privado se organizaram de "forma meritória" na resposta à covid-19, evidenciando a sua complementaridade, e espera melhorias na capacidade de planeamento.

Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu estas posições através de uma nota hoje publicada no portal da Presidência da República na Internet, em que assinala a passagem de "um ano sobre o primeiro caso de covid-19 em Portugal".

"A importância primordial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus dedicados profissionais, a complementaridade dos setores social e privado, ficaram claras para o cidadão e para a sociedade, a forma meritória como se organizaram na resposta à pandemia deixou evidente que este é um dos bens maiores de que o país dispõe", lê-se na mensagem.

Segundo o chefe de Estado, ao longo destes doze meses, "de modo global, o país foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente".

"É desejável que, mais do que aprender com o que correu bem, tenhamos, todos nós, a capacidade de retirar lições com o que correu menos bem. Melhorarmos a capacidade de planear e antecipar cenários e respostas, reagirmos de modo mais célere e mais adaptado às circunstâncias, são exemplos de áreas que devem ser alvo da atenção atual e futura de todos nós", defende.

Marcelo Rebelo de Sousa deixa "uma particular palavra de apreço ao trabalho e empenho desenvolvido pelos profissionais de saúde" e saúda os portugueses em geral pelo modo como "se organizaram e comprometeram na resposta a esta pandemia".

Relativamente ao futuro, adverte que persistem "muitas incertezas sobre qual vai ser a evolução desta pandemia" e que o combate à propagação do novo coronavírus "pode ainda ver-se confrontado com outros desafios, como o aparecimento de novas estirpes".

Por outro lado, alerta para os efeitos do "cansaço na adoção das várias medidas, que continuam a ser essenciais, nomeadamente no uso de máscaras e no distanciamento social".

O chefe de Estado assinala que a "vacinação em massa", necessária para se pôr fim à pandemia, está neste momento "dificultada pela escassez da entrega de vacinas pelos produtores".

"Esta é também a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso no combate à pandemia, mantendo-nos igualmente fiéis na necessidade de se retomarem outras atividades na área da saúde, da educação e da economia em geral", acrescenta.

Foi em 02 de março que se confirmaram os primeiros dois casos de infeção com o novo coronavírus em território nacional.

O vírus que provoca a covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade no centro da China.

Em 11 de março de 2020, quando o novo coronavírus já estava presente em pelo menos 120 países e territórios, 28 dos quais com mortes por covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a existência de uma pandemia.

No dia 16 desse mês, morreu o primeiro doente com covid-19 em Portugal, onde até hoje se registaram mais de 16 mil óbitos de pessoas com esta doença e foram contabilizados mais de 804 mil casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.