Worten encaixa 5 ME com venda em Espanha de 17 lojas à MediaMarkt

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 mar 2021 (Lusa) - A Sonae anunciou hoje que foi concluída a venda pela subsidiária Worten de 17 lojas em Espanha à MediaMarkt, na sequência da aprovação pela Concorrência competente, transação que gerou "um encaixe de cinco milhões de euros".

Em 13 de janeiro, a Worten Espanha tinha anunciado que iria acelerar o projeto de digitalização naquele mercado e alienar 17 lojas físicas à MediaMarkt.

Em comunicado, a Sonae anunciou hoje que "foi concluída a transação realizada pela sua subsidiária Worten - Equipamentos do Lar, S.A., relativa à venda de 17 lojas em Espanha Continental à MediaMarkt Saturn S.A.U, na sequência da aprovação por parte da autoridade da concorrência competente".

O grupo adianta que "esta transação gerou um encaixe de cinco milhões de euros para a Worten".

Relativamente ao impacto nas contas consolidadas da Sonae, "estima-se uma redução de 1% no volume de negócios consolidado e um aumento de aproximadamente 0,1 pontos percentuais da margem EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] subjacente consolidada, relativamente a 2019".

A Sonae recorda que aquela transação "faz parte de uma reorganização mais ampla que inclui ainda o encerramento de 14 lojas adicionais em Espanha continental".

Assim, no total, "esta reorganização terá um impacto estratégico e financeiro significativo na Worten, com um aumento esperado da margem EBITDA subjacente de 5,2% em 2019 para um valor superior a 6,5% após a reorganização", conclui a Sonae.

A Worten está presente em Espanha desde 2009.

ALU // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.