Covid-19: Guiné Equatorial com registo de 6.095 casos e 92 mortos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malabo, 01 mar 2021 (Lusa) - A Guiné Equatorial regista 6.095 casos e 92 mortes por covid-19, de acordo com os dados mais recentes divulgados hoje por Malabo e que reportam a sábado.

De acordo com informação disponível na página oficial do Ministério da Saúde da Guiné Equatorial, nos sete dias anteriores a 27 de fevereiro registaram-se no país 270 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, elevando para 6.095 o número acumulado de infeções.

No mesmo período, o país contabilizou mais uma morte associada à doença, somando 92 óbitos desde o início da pandemia.

O número de recuperados atingiu os 5.632 (+99 do que na anterior atualização).

Segundo as autoridades, a taxa de letalidade da doença situa-se nos 1,51% e a de positividade dos 98.603 testes realizados para detetar o novo coronavírus é de 6,4%.

Atualmente, encontram-se internadas nos hospitais do país 61 pessoas com covid-19, 21 das quais em estado considerado grave e 5 em estado crítico.

Os homens na faixa etária entre os 15 e os 45 anos são os mais afetados pela doença, que tem uma percentagem de 74% de casos assintomáticos.

Geograficamente, 83% dos casos estão na parte insular do país, onde se encontra a capital, Malabo, e 17% na parte continental.

O novo coronavírus já infetou 383 profissionais de saúde, cinco dos quais acabaram por morrer.

A Guiné Equatorial recebeu, em meados de fevereiro, as primeiras 100 mil doses de vacinas contra a covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm, destinadas, segundo as autoridades de Malabo, a imunizar 4% da população (45 mil pessoas), com prioridade para os trabalhadores do setor da saúde, os maiores de 60 anos, doentes crónicos e funcionários de atendimento ao público, como professores, seguranças, empregados bancários ou vendedores de mercados.

Entre os primeiros vacinados estiveram o vice-presidente e filho do chefe de Estado, Teodoro Nguema Obiang Mangue, - o primeiro a ser vacinado - e o Presidente da República, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, de 78 anos, e a sua mulher.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou que dentro de semanas receberá dois milhões de doses de vacinas da farmacêutica chinesa Sinopharm, que permitirão imunizar 80% dos seus cerca de 1,3 milhões de habitantes.

CFF // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.