Covid-19: PSD/Madeira cancela Festa do Chão da Lagoa e rentrée no Porto Santo

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 26 fev 2021 (Lusa) -- A Festa Anual do PSD/Madeira no Chão da Lagoa e o comício da rentrée política que tradicionalmente decorre no Porto Santo foram cancelados pelo segundo ano consecutivo devido à situação da pandemia da covi-19, anunciou hoje o partido.

"O PSD/Madeira informa que tanto a Festa do Chão da Lagoa quanto a rentrée política no Porto Santo estão canceladas, neste ano de 2021", lê-se no comunicado distribuído pela estrutura social democrata da região.

Esta decisão tem por base a "evolução da pandemia e as orientações que têm sido emanadas pelas autoridades de saúde no respeitante ao risco de eventos de massas no contexto da covid-11", referem os sociais-democratas madeirenses.

Outro motivo alegado é "o plano de vacinação em curso e as suas previsões em matéria de alcance".

O PSD/Madeira sublinha que o cancelamento destes dois eventos "é decidido em nome da salvaguarda da saúde pública" e pelo facto de a "grande maioria da população, segundo as estimativas atuais, estará vacinada contra a covid-19 apenas no próximo mês de setembro".

A Festa Anual do Chão da Lagoa acontece anualmente no final de julho e costuma contar com a presença do líder nacional do partido. Em 2020, o evento também foi cancelado.

O mesmo aconteceu com o comício do Porto Santo, que acontece em agosto.

Os sociais-democratas salientam que, como "cidadãos conscientes, têm o dever e a obrigação de garantir que nada prejudique o esforço coletivo que tem vindo a ser assumido no combate e contenção deste vírus e a consequente salvaguarda da saúde individual e coletiva".

No documento, o PSD/Madeira também realça o "excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional no respeitante à contenção da covid-19" e o "papel de todos os profissionais que continuam na linha da frente deste combate".

O partido da maioria na Madeira "enaltece a responsabilidade que todo o povo madeirense tem vindo a demonstrar", complementando que esta postura se deve manter para que os residentes na região continuem a "ser exemplo e possam regressar, em breve, à normalidade, ainda mais fortes".

Segundo os últimos dados divulgados na quinta-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 53 novos casos infeção por SARS-CoV-2 e 95 recuperados, somando 1.350 situações ativas e um total de 7.086 doentes desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.508.786 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.243 pessoas dos 802.773 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AMB // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".