Novo interface do São João vai aumentar capacidade da Linha Amarela do Metro do Porto

Novo interface do São João vai aumentar capacidade da Linha Amarela do Metro do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Metro do Porto anunciou hoje o lançamento do concurso público para a remodelação do Polo da Asprela, cujo novo interface na Estação do São João vai permitir aumentar a capacidade na Linha para Amarela para 16 veículos/hora.

Em comunicado, a empresa refere que o investimento de três milhões de euro no Polo Intermodal da Asprela prevê ainda a criação de duas lojas Andante, uma na estação do Hospital de São João e uma outra na estação do Polo Universitário.

Com um prazo de execução de seis meses, a intervenção, projetada pelo arquiteto Adalberto Dias, resulta da articulação com o município do Porto para a renovação daquele Polo Intermodal, cujo início dos trabalhos se pretende que iniciem ainda no segundo trimestre "por forma a rentabilizar este período de menor procura e que decorre da pandemia e das restrições à circulação que estão de momento em vigor".

A Metro do Porto acrescenta que o objetivo é coincidir a disponibilização dos novos equipamentos com o arranque de um novo ano letivo no ensino superior, previsivelmente em outubro deste ano.

"O novo interface do Hospital de S. João, para além de uma verdadeira Loja Andante e de uma cafetaria, disponibilizará as melhores condições para a ligação entre a Linha Amarela e os autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), num espaço coberto e confortável para os clientes, mas também para os trabalhadores dos diversos operadores de transportes que ali operam, substituindo instalações provisórias há muito aí instaladas", assinala a operadora em comunicado.

No Polo Universitário, o projeto contempla uma nova Loja Andante, igualmente com cafetaria, na alameda entre os acessos à Estação de Metro e próximo à entrada principal do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

De acordo com a Metro do Porto, o impacto deste projeto não se limita "à significativa melhoria das condições de conforto e ao incremento da intermodalidade na zona do Hospital e do Polo da Asprela", sendo também relevante "em toda a extensão da Linha Amarela, cuja operação regular poderá aumentar dos atuais 11 para uns futuros 16 veículos por hora e sentido".

"Este aumento de quase 50% traduz-se numa melhoria direta das frequências de circulação ao longo do percurso que liga o Hospital de S. João a Santo Ovídio (e posteriormente, com a empreitada de prolongamento da linha, também a Vila d'Este, Vila Nova de Gaia)", assinala a empresa.

Conhecida como "a linha das linhas", dado que representa mais de um terço da procura total da rede, o grande eixo norte-sul do Metro do Porto ganhará maior capacidade - para servir até cerca de 15 mil clientes/hora - e melhores frequências, podendo ir até intervalos de 3 minutos e meio entre veículos, acrescenta a empresa.

O investimento de três milhões de euros é suportado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), e pela Câmara Municipal do Porto.

De acordo com o anúncio do concurso público já enviado pela Metro do Porto para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, as propostas deverão ser entregues até às 17:00 do dia 29 de março.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.