Info

Inflação anual fixa-se nos 0,9% na zona euro e 1,2% na UE em janeiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 fev 2021 (Lusa) -- A taxa de inflação anual fixou-se, em janeiro, nos 0,9% na zona euro e nos 1,2% na União Europeia (UE), divulga hoje o Eurostat.

Na zona euro, segundo o gabinete estatístico europeu, a inflação aumentou em janeiro face a dezembro (-0,3%), mas ficou aquém da homóloga (1,4%).

Os 1,2% de inflação da UE comparam-se, por seu lado, como os 0,3% registados em dezembro e os 1,7% de janeiro de 2020.

As taxas anuais mais baixas foram observadas na Grécia (-2,4%), Eslovénia (-0,9%) e Chipre (-0,8%) e as mais elevadas foram registadas na Polónia (3,6%), Hungria (2,9%) e República Checa (2,2%).

Face a dezembro, a inflação anual caiu em três Estados-membros, permaneceu estável em seis e subiu em 18.

Portugal apresentou em janeiro uma taxa de inflação anual de 0,2%, que se compara com a de -0,3% de dezembro e a de 0,8% de janeiro de 2020.

As maiores contribuições para a inflação anual na zona euro vieram dos serviços (0,65 pontos percentuais), seguidos pelos bens industriais não energéticos (0,37 pp), alimentação, álcool e tabaco (0,30 pp) e energia (-0,41 pp).

IG // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

TAP: Governo satisfeito com aprovação dos acordos de emergência pelos pilotos e tripulantes

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação congratulou-se hoje com a aprovação dos acordos de emergência na TAP por parte dos sindicatos que representam os pilotos e tripulantes, sendo estas duas estruturas as que faltavam concluir o processo.

TAP: Companhia avança com 'lay-off' clássico de 12 meses a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de 'lay-off' clássico a partir de segunda-feira, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses.

Eletrificação da Linha do Minho está concluída e abre caminho para melhorias na ligação do Norte de Portugal à Galiza

Eletrificação da Linha do Minho está concluída e abre caminho para melhorias na ligação do Norte de Portugal à Galiza

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m