Info

Julgamento ex-padre acusado de abuso de crianças em Timor-Leste continua em março

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pante Macassar, Timor-Leste, 23 fev 2021 (Lusa) -- O julgamento de um ex-padre acusado de abuso sexual de crianças, pornografia infantil e violência doméstica foi hoje suspenso para ser retomado em 22 de março, altura em que serão ouvidas as primeiras alegadas vítimas.

Fontes judiciais confirmaram à Lusa que hoje, durante a primeira sessão do julgamento, que decorre à porta fechada dada natureza dos crimes, foi lida a acusação do Ministério Público contra Richard Daschbach, 84 anos.

Posteriormente, foi ouvido o arguido, tendo a defesa solicitado que o julgamento continuasse mais tarde, dado que a equipa de defesa tinha de regressar a Díli para acompanhar outros processos em curso.

Nesse sentido, e segundo as mesmas fontes, o coletivo de juízes suspendeu o julgamento, que vai ser retomado em 22 de março, durante pelo menos dois dias, altura em que se espera que comecem a depor as 14 vítimas dos alegados crimes.

Até ao momento ainda não foram divulgados detalhes sobre quantas testemunhas é que o Ministério Público e a defesa vão apresentar no decurso do julgamento.

O Ministério Público é representado no caso por dois procuradores, incluindo Matias Soares, um dos procuradores mais experientes do país, que começou a trabalhar na Unidade de Crimes Graves que investigou a partir de 2000 os crimes cometidos durante o período antes e depois do referendo à independência de Timor-Leste.

Dois elementos da organização JU's, que representa as vítimas no processo, constituíram-se como assistentes no processo.

Já a equipa de defesa, que hoje era de cinco elementos, é liderada pelo advogado timorense Pedro Aparício.

 

ASP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Falar simplesmente pode transmitir infeção de covid-19 se tiver infetado

A infeção de covid-19 pode ser transmitida por pessoas infetadas assintomáticas durante a fala, revelaram investigadores, que recomendam o uso de máscara e viseira em situações de proximidade como a ida a uma consulta ou ao cabeleireiro.

Covid-19: Itália regista baixa no número de infetados e aumento nos internamentos

Roma, 27 fev 2021 (Lusa) - A Itália registou 18.916 casos de covid-19 e 280 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde, que destaca que 1,386 milhões de pessoas já estão imunizadas após terem recebido a segunda dose da vacina no país.

Covid-19: Novos casos diminuem em França mas continuam acima de 20.000

Paris, 27 fev 2021 (Lusa) -- O número de novos casos de covid-19 diminuiu hoje em França face ao dia anterior, mas permaneceu acima dos 20.000, segundo as autoridades de saúde francesas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m