Info

Vacinação deve ser alargada a centros e farmácias comunitárias - ministra

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 fev 2021 (Lusa) -- O aumento do ritmo de vacinação contra a covid-19 a partir do segundo trimestre deve contemplar a inclusão de outras plataformas, como centros de vacinação e farmácias comunitárias, admitiu hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Estamos a equacionar a utilização de centros de vacinação", afirmou a governante no final da reunião no Infarmed, em Lisboa, entre especialistas, governantes e o Presidente da República sobre a evolução da pandemia.

"Adicionalmente, a vacinação noutros pontos -- as farmácias comunitárias -, será num momento que não este, em que ainda nos confrontamos com escassez de vacinas e condicionalismos referentes ao próprio armazenamento e distribuição", completou.

De acordo com Marta Temido, o plano de vacinação "continua a correr conforme planeado", reiterando que os números hoje transmitidos pelo coordenador da 'taskforce', o vice-almirante Gouveia e Melo, permitem a Portugal manter-se "em linha com os objetivos europeus" para este ano.

"Desde logo, garantir que no final do primeiro trimestre conseguimos ter 80% das pessoas com mais de 80 anos e das pessoas que trabalham no setor da saúde ou no setor social no apoio a cidadãos vulneráveis vacinadas; depois, até ao final do verão, termos 70% dos nossos cidadãos vacinados", observou.

Na reunião do Infarmed, Gouveia e Melo notou que se se confirmarem as expectativas de entregas de vacinas para os próximos meses, o país poderá avançar para um ritmo de 100 mil inoculações diárias e que, perante a concretização dessa maior velocidade, a imunidade de grupo -- em torno dos 70% da população - poderia ser alcançada já em agosto.

Paralelamente, Marta Temido garantiu que a operacionalização da nova estratégia de testagem contra o vírus SARS-CoV-2 está em marcha e entra em vigor a partir da meia-noite, conforme estipulado pela atualização da norma da Direção-Geral da Saúde, e depois de o SNS24 ter atualizado os algoritmos para que todos os contactos, independentemente do nível de risco, tenham uma requisição para a realização de teste.

"Portugal continua a ser o sétimo país da União Europeia que mais testes realiza por milhão de habitantes. Está muito próximo de Bélgica e Espanha. Portugal teve no mês de janeiro a sua maior média de testes por dia e fevereiro foi o terceiro melhor mês desde o início da pandemia. Sabemos que há uma tendência para que a redução da incidência seja acompanhada de uma redução de testes", finalizou, desvalorizando a quebra registada no número de testes realizados nos últimos dias.

Nesse âmbito, a ministra da Saúde revelou também que os testes PCR com saliva são uma opção que "está em cima da mesa e será mais um contributo nesta fase" e que está a ser preparada uma norma, uma vez que esse produto "já é reconhecido pelo Infarmed".

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

JYGO/HN // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Autarcas independentes exigem alterações à lei eleitoral até 31 de março

Autarcas eleitos por movimentos independentes exigiram hoje que, até 31 de março, seja feita "a alteração das inconstitucionalidades" provocadas pelas modificações introduzidas em 2020, pelo PS e PSD, na lei eleitoral autárquica.

Covid-19: Governo apresenta plano de desconfinamento a 11 de março

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o Governo apresentará no dia 11 de março o plano de desconfinamento, adiantando que será gradual em termos de abertura de atividades.

"Este infelizmente não é ainda o tempo do desconfinamento" - Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que "este, infelizmente, não é ainda o tempo do desconfinamento", motivo pelo qual o Governo aprovou o decreto regulamentar do estado de emergência sem qualquer alteração.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m