Blinken "excedeu as melhores expetativas" em reunião com MNE da UE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 22 fev 2021 (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou que a participação do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na reunião de hoje de chefes de diplomacia da União Europeia "excedeu as melhores expectativas".

"Excedeu as melhores expectativas, tal foi a convergência de posições que foi possível verificar em função das intervenções de todos os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE e das quatro intervenções feitas ao longo da reunião pelo secretário de Estado Blinken", comentou Santos Silva, numa conferência de imprensa, em Bruxelas, no final de uma reunião dos chefes de diplomacia europeus, que teve como convidado 'virtual' o seu novo homólogo norte-americano.

Augusto Santos Silva explicou que, neste Conselho presencial em Bruxelas, todos os 27 chefes de diplomacia europeus intervieram naquela que foi a primeira troca de pontos de vista com o novo secretário de Estado norte-americano, convidado a participar por videoconferência, e que teve uma intervenção inicial, seguida de três outras, no fim de cada ronda de nove intervenções por parte dos ministros europeus.

Augusto Santos Silva começou por salientar "a forma absolutamente cristalina como a administração norte-americana diz: «estamos de regresso»", no sentido de todos os parceiros poderem de novo contar com os Estados Unido na defesa e promoção do multilateralismo, nas grandes agendas globais, e "na valorização da relação com a União Europeia e do laço transatlântico, absolutamente privilegiada e preferencial" para a (nova) política externa norte americana.

O ministro destacou também a grande "convergência na identificação dos desafios e ameaças atuais perante a qual a comunidades das democracias deve fazer convergir as suas posições", designadamente em "questões de natureza geopolítica mais geral", como é o caso das relações com a Rússia e com a China.

"Eu diria que a reunião não só cumpriu todas as altíssimas expectativas que já havia, como as excedeu", resumiu o ministro no final do Conselho ministerial, o único que não se celebra sob presidência portuguesa, dado ser dirigido pelo Alto Representante da UE para a Política Externa, desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

ACC/TEYA // EL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.