Língua e cultura mirandesas com organismo para a sua promoção e divulgação

| País
Porto Canal / Agências

Miranda do Douro, 12 mai (Lusa) - A língua e cultura mirandesas vão, pela primeira vez na sua história, dispor de um organismo que faça a sua promoção e divulgação para além da influência do seu espaço geográfico, anunciou hoje fonte ligada ao processo.

"Este novo organismo pretende ser uma 'pedrada no charco' (...) para que se possa dar um passo em frente no domínio da língua e da cultura mirandesa", explicou à Lusa o investigador e escritor da língua e cultura mirandesas, Amadeu Ferreira.

A apresentação pública da nova Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) está agendada para sábado, no Centro de Musica tradicional Sons da Terra e Sendim, concelho de Miranda do Douro.

A ACLM pretende "alargar" o estudo da língua mirandesa e da sua vertente cultural e de ensino para além do concelho de Miranda do Douro, passando igualmente a representar os municípios de Mogadouro, Vimioso, Bragança e parte do concelho de Vinhais onde esta "peculiar" forma de cultura está igualmente enraizada.

"Queremos englobar nesta nova associação todos concelhos de área de Trás-os-Montes que têm uma forma de cultura similar à mirandesa. Do ponto de vista da promoção linguística do mirandês, pretendemos para além do concelho de Miranda do Douro e englobar aquilo que foram os falares leoneses na região trasmontana ",acrescentou.

Outras das ideias base da nova associação é aprofundar o ensino do mirandês e sobretudo encontrar uma instituição que reúna "as principais forças vivas" que se mostrem interessadas na preservação da língua e da cultura mirandesas.

Durante vários anos houve a esperança da criação de "uma figura jurídica", sob a forma de "fundação ou instituto", mas tal nunca chegou a acontecer, o que na opinião das entidades locais e investigadores aconteceu "muito por falta de vontade política".

"Estas entidades deveriam envolver um conjunto de instituições a nível nacional e nível local. Os políticos nunca quiseram saber do mirandês para nada, quer os nacionais, quer os locais. Até agora apenas se oficializou o mirandês pela mão do então deputado socialista Júlio Melrinhos, mas tudo isso passou e pouco ou nada se fez", enfatizou o também promotor da ACLM.

"Houve muito esforço da minha parte e de outras pessoas para se criar uma fundação ou instituto da língua mirandesa. Porém, os políticos só ligam àquilo que querem e convenceram-se que o mirandês não lhes dava votos", apontou Amadeu Ferreira.

Esta nova associação pretende preencher a lacuna deixada pela "não-criação" de uma fundação ou instituto da língua mirandesa e que "diversas vezes chegou ser apontada por diversos elementos dos sucessivos governos".

A direção da ACLM mirandesa será constituída por sete elementos. Juntando-lhe os representantes nos outros órgãos sociais, estão envolvidas cerca de 30 pessoas, entre os quais um presidente honorário.

Em 2008, foi estabelecida uma convenção ortográfica, patrocinada pela Câmara de Miranda do Douro e levada a cabo por um grupo de linguistas, com vista estabelecer regras claras para escrever, ler e ensinar o mirandês, bem para como estabelecer uma escrita o mais unitária possível e consagrar o mirandês como a segunda língua oficial em Portugal.

A Lei n.º 7/99, de 29 de janeiro, reconhece o direito a preservar e promover a língua mirandesa, enquanto património cultural, instrumento de comunicação e de reforço de identidade da terra de Miranda.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.