Criminalidade registou em 2020 níveis mais baixos desde que há registos - ministro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev 2021 (Lusa) -- O ministro da Administração Interna anunciou hoje no parlamento que a criminalidade registou em 2020 os níveis mais baixos em Portugal desde que há registo, tendo apenas subido os crimes informáticos.

Em 2020 registou-se "uma redução de cerca de 12% na criminalidade geral e uma redução em 14% na criminalidade violenta e grave", disse Eduardo Cabrita aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, frisando que estes números são os mais baixos desde que existem os relatórios Anuais de segurança interna.

O governante sublinhou que a única exceção são os crimes informáticos, como as burlas, que sofreram no ano passado um "crescimento significativo".

Eduardo Cabrita deu também conta de que o crime de violência doméstica diminuiu seis por cento em 2020 em relação a 2019,tendo registado "uma significativa redução" durante o confinamento devido à pandemia.

No parlamento, o ministro da Administração Interna destacou também a diminuição dos números da sinistralidade rodoviária em 2020, ano em que os acidentes com vítimas reduziram 26% e o número de mortos diminuiu 22% face ao ano anterior.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.