Estudantes de Coimbra contra eventual aumento de propinas

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 17 mai (Lusa) -- O presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) assegurou hoje que os estudantes dirão "não ao aumento das propinas", caso o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) venha a decidir nesse sentido.

A AAC "não compactua com mais um peso sobre os ombros dos estudantes", afirmou o dirigente estudantil dos universitários de Coimbra, Ricardo Morgado, sublinhando que a academia "não aceitará que o financiamento da UC seja cada vez maior por parte dos estudantes, demitindo-se o Estado da sua responsabilidade".

Ao Estado compete "garantir um ensino gratuito, universal e de qualidade", sustentou o presidente da AAC, que falava, ao final da manhã de hoje, numa conferência de imprensa, para divulgar as iniciativas que os dirigentes associativos vão promover para esclarecerem e mobilizarem os estudantes no combate ao aumento das propinas, se ele ocorrer.

A AAC "vai levar a cabo nos próximos dias campanhas de informação e de divulgação" e vai promover "ação política de sensibilização junto dos decisores do aumento das propinas", junto, portanto, dos membros do Conselho Geral da UC.

"Aos conselheiros [da UC] demonstraremos a posição da AAC, para que possam verificar a injustiça de um novo aumento", afirmou Ricardo Morgado, desafiando "toda a comunidade universitária" de Coimbra a colocar-se ao "lado dos estudantes nesta questão" e a compreender as dificuldades económicas que eles vivem.

No ano letivo de 2010/11, o custo médio anual de um aluno no ensino superior era de 5.841 euros, segundo os estudos mais recentes conhecidos, referiu o presidente da AAC, salientando que "Portugal é o terceiro país da União Europeia com propinas mais elevadas".

A UC alega que não tem vindo a aumentar as propinas, mas "apenas a atualizar" o seu valor "em função da taxa de inflação", mas o certo é que "sobem todos os anos" e se o Conselho Geral decidir proceder, para o próximo ano letivo, a nova atualização, passarão dos atuais 1.037,20 para 1.066 euros.

Se o aumento acontecer, registar-se-á "um acréscimo do valor das propinas de quase cem euros em apenas três anos", salientou Ricardo Morgado.

"Este é um problema real que os estudantes da UC terão de enfrentar", advertiu o presidente da AAC, apelando à comunidade estudantil para que se mobilize "antes que ocorra a efetiva subida das propinas" e para que se preparem para a eventualidade de terem de "entrar numa batalha que, certamente, marcará este ano letivo que está a terminar".

O Conselho Geral da UC, que se reunirá até final deste ano letivo, é presidido por Rui Vilar, eleito, em março, sucedendo no lugar ao banqueiro Artur Santos Silva.

O antigo presidente das Fundação Gulbenkian é um dos dez elementos externos à UC que integram aquele órgão, ao qual compete, designadamente, eleger o reitor, aprovar as linhas gerais de orientação e plano anual da Universidade, designar o Provedor do Estudante e fixar o valor das propinas.

JEF (AMV) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.