Porto de Viana deverá ser maioritariamente exportador pelo 3.º ano consecutivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 21 jun (Lusa) - O porto de Viana do Castelo deverá registar em 2013, pelo terceiro ano consecutivo, um saldo exportador positivo entre o total de carga movimentada, disse hoje a administração portuária.

Aquele porto movimentou em todo o ano de 2012 cerca de meio milhão de toneladas de carga, sendo que deste total mais de dois terços foram para exportação, tendência que a administração estima repetir-se este ano.

"O fator mais relevante é que pelo terceiro ano consecutivo este porto deverá manter-se como maioritariamente exportador, cerca de 65%, face a 35% de importações, este ano. Em 2009, era sensivelmente o contrário", disse hoje Amadeu Rocha, da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).

Segundo aquele administrador, o movimento global deverá também manter-se "semelhante" a 2012 em Viana do Castelo. "Apesar da quebra da economia, este porto está a aguentar-se", sublinhou Amadeu Rocha.

Estes números foram conhecidos hoje, durante as comemorações do dia daquele porto, que ainda é o mais pequeno, em termos comerciais, de Portugal continental. Representa 0,8% do movimento global nacional, essencialmente com mercadorias relacionadas com madeiras e toros, papel, equipamentos eólicos e cimentos.

A APVC, participada a 100% pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, assume desde 2008 a função de "operadora da atividade portuária" e em setembro de 2012 contava com 47 trabalhadores.

A área de intervenção da APVC envolve o porto industrial - área ocupada na margem direita pela alemã Enercon e pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo - no qual não tem função de gestão.

Integra ainda o porto de pesca, um porto de recreio com duas marinas e um porto comercial, estes de gestão direta da APVC.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.