2500 peregrinos de Barcelos vão "invadir" Santiago de Compostela

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 jun (Lusa) - O concelho de Barcelos vai "invadir" Santiago de Compostela a 30 de junho, levando àquela cidade galega 2,500 "peregrinos", 70 dos quais irão a pé e os restantes de autocarro, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta será uma oportunidade para "consciencializar para a importância" dos Caminhos de Santiago e para projetar internacionalmente o nome daquele município minhoto.

A 30 de junho, será inaugurado no Salón de los Peregrinos, em Santiago de Compostela, a exposição "Barcelos no Caminho de Santiago: uma visão artística e cultural".

Barcelos levará ainda até à Galiza uma banda musical, ranchos folclóricos, música celta, teatro, artesanato e produtos locais.

A 23 de junho, partirão de Barcelos cerca de 70 pessoas, de diversas freguesias do concelho, que peregrinarão até Santiago de Compostela.

No domingo seguinte, será a vez de 40 autocarros rumarem desde Barcelos até àquela cidade galega.

De acordo com dados hoje facultados à Lusa, Barcelos está cada vez mais na rota dos peregrinos.

Em abril de 2010, a Câmara de Barcelos abriu um albergue que, nesse ano, recebeu 2388 peregrinos, número que se elevou para 3463 no ano seguinte e para 3667 em 2012.

Este ano, até março, já ali tinham pernoitado 1.598 caminheiros.

São oriundos de mais de 60 países, praticamente de toda a Europa, mas há também registos de proveniências como Hong Kong, Indonésia ou Filipinas.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.