Covid-19: Automobilistas "aplaudem" fiscalização na fronteira do Caia

| País
Porto Canal com Lusa

Elvas, Portalegre, 01 fev 2021 (Lusa) - A maioria dos automobilistas que passa pela operação de controlo e fiscalização de trânsito na fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre), "aplaude" a ação que está a decorrer, sem grandes incidentes, desde as 00:00 de domingo.

Natural de Portalegre, mas a viver em Badajoz (Espanha), José Manuel Chapelli viaja diariamente até Portugal em negócios e foi um dos automobilistas controlados hoje pelas autoridades na fronteira do Caia.

A operação "deveria até ser mais rígida", para estancar a pandemia de covid-19, considerou à agência Lusa, sendo um dos condutores que "aplaude" este controlo de fronteiras.

No âmbito das novas medidas de contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que impõem regras para quem pretende entrar ou sair de Portugal continental, as autoridades estão a registar esta segunda-feira, face ao dia de domingo, mais volume de tráfego nesta fronteira entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.

Também José Gonçalves, que viajou de manhã cedo desde Vila Viçosa (Évora) até à zona de Badajoz para comprar bovinos, e que foi controlado pela GNR no regresso a casa, disse à Lusa concordar com a operação, porque a situação pandémica "está um caos" em Portugal.

"Eu concordo com esta medida. Tem de haver controlo, tem de ser, porque as coisas não estão fáceis e nós temos de fazer o que podemos para ajudar", argumentou, por sua vez, à Lusa Hugo Cardoso, que viajou até Badajoz para uma consulta médica.

Se estes três portugueses tinham uma declaração para poderem transitar, o mesmo já não aconteceu com um automobilista oriundo do outro lado da fronteira.

Gabriel Rosário, natural de Badajoz, deslocava-se até Portugal para trabalhar na colheita de espargos, mas teve de voltar para trás.

"Não sabia que era preciso um documento [da empresa] para passar. Sabia que a fronteira estava encerrada, mas não sabia nada sobre isto, sobre os papéis", lamentou à Lusa.

O espanhol acrescentou ainda não ter tido conhecimento desta questão burocrática através dos órgãos de comunicação social do seu país. Assim, "perdeu" uma manhã de trabalho.

Ao longo da manhã, a Lusa constatou no local que o aumento do tráfego se deve principalmente aos veículos pesados de mercadorias, que transitam com "mais liberdade" em termos de controlo e fiscalização do que os veículos ligeiros de passageiros, que são todos fiscalizados.

O inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Bruno Rola indicou à Lusa que as recusas de entrada em Portugal naquela fronteira "são muito poucas", situando-se, até ao final da manhã de hoje, na casa dos 5%, o que equivale a cerca de 20 casos desde as 00:00 de domingo.

"A maior parte das pessoas que passa aqui e cruza a fronteira são trabalhadores transfronteiriços e não temos grandes problemas a registar", assinalou.

De acordo com o inspetor do SEF, os casos que ocorreram até esta altura em termos de recusa de entrada em território português devem-se "à falta de documentação, esquecimento, falta da declaração da entidade patronal".

E a maioria destes casos ocorreu com cidadãos de nacionalidade espanhola, que "ainda têm algum desconhecimento" sobre as medidas implementadas em Portugal, observou o inspetor do SEF.

De acordo com o comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, João Lourenço, o primeiro dia da operação [domingo] decorreu com "pouco fluxo rodoviário", situação que era "expectável" e que foi invertida esta segunda-feira.

O capitão da GNR explicou ainda que a operação está a decorrer "sem incidentes" e que os automobilistas, em geral, estão "sensíveis" em relação à reposição do controlo nas fronteiras.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.482 pessoas dos 720.516 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

// RRL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.