Freguesias agregadas de Barcelos impugnam recenseamento eleitoral

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 jun (Lusa) - Trinta e três freguesias "agregadas" do concelho de Barcelos avançaram com providências cautelares pedindo a suspensão da eficácia do despacho do diretor-geral da Administração Interna sobre o recenseamento eleitoral baseado na nova reorganização administrativa do território, foi hoje anunciado.

Nas ações, que deram entrada na quarta-feira no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, reclama-se ainda a abstenção da prática de atos administrativos derivados daquele despacho, o que significa que, se forem deferidas, as eleições autárquicas de setembro serão realizadas de acordo com o mapa anterior à recente reorganização administrativa.

O concelho de Barcelos tem 89 freguesias, apontando o novo mapa para que fique com 61.

Segundo o texto das providências cautelares, as normas do despacho do diretor-geral da Administração Interna são "inválidas", já que se fundamentam nas leis que regem a reorganização administrativa e que estas "enfermam de diversas violações" da Constituição, "sendo, por isso, inconstitucionais".

O facto de as freguesias abrangidas pelas agregações não terem sido previamente ouvidas é uma das "violações" esgrimidas nas ações, que denunciam ainda que a reorganização administrativa "não foi aprovada [pelo Governo] no uso da competência atribuída pela Assembleia da República".

Alegam igualmente que o processo atenta contra a autonomia das autarquias locais.

Os tribunais administrativos têm vindo a indeferir as várias providências cautelares já interpostas contra a lei que concretiza a agregação de freguesias, alegando que não se trata de "um ato administrativo contenciosamente impugnável", por se tratar de uma matéria reservada ao poder legislativo.

Nas ações agora interpostas pelas freguesias de Barcelos, já se pede a impugnação de "atos administrativos" relacionados com o recenseamento eleitoral.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.