Trabalhadores de Álvaro Coelho&Irmãos em greve de zelo por salários em atraso - sindicato

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 21 jun (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, Alírio Martins, revelou hoje à Lusa que os trabalhadores da empresa Álvaro Coelho & Irmãos iniciaram uma greve de zelo contra vários meses de salários em atraso.

De acordo com Alírio Martins, a empresa, a braços com um Processo Especial de Revitalização (PER), está em falta com 50% dos salários de março e com a totalidade dos ordenados de abril e maio, pelo que os trabalhadores decidiram avançar para uma greve de zelo.

Segundo o sindicato, a administração comprometeu-se a pagar a metade de março na próxima terça-feira e o total do mês de abril no dia 20 de julho, podendo os trabalhadores avançar para outras formas de luta caso não seja dada "uma certeza de mais pagamentos".

Em janeiro, a comissão concelhia de Santa Maria da Feira do Partido Comunista Português (PCP) emitiu um comunicado para alertar para a situação laboral de várias empresas locais, entre as quais a Álvaro Coelho & Irmãos, realçando que esta "já foi uma empresa de referência no setor", mantendo o "vínculo laboral com cerca de 130 trabalhadores".

O acordo de revitalização da empresa foi homologado pelo tribunal judicial de Santa Maria da Feira a 27 de novembro do ano passado.

De acordo com uma tese de doutoramento disponível na página da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a empresa exportava 80% da produção, segundo dados de 2005, tendo tido um resultado líquido de 749 mil euros nesse ano.

A Lusa tentou contactar a administração da Álvaro Coelho & Irmãos, mas tal não foi possível em tempo útil.

TDI

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.