Semana da Crítica do festival de cinema de Cannes também reagendada para julho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 28 jan 2021 (Lusa) - A 60.ª edição da Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes (França), vai acontecer de 07 a 15 de julho, foi hoje anunciado.

O adiamento é anunciado um dia depois de a direção do festival de Cannes ter revelado que a próxima edição foi reagendada de maio para julho, em função da evolução global da pandemia da covid-19.

A Semana da Crítica, criada em 1962, é organizada há várias décadas pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, em paralelo ao festival de Cannes, e conta com uma seleção de longas e curtas-metragens, a maioria em competição.

Este ano, o comité de seleção dos filmes a incluir na Semana da Crítica será conduzido por Charles Tesson, crítico de cinema e antigo chefe de redação da revista Cahiers du Cinema.

No ano passado, tanto a Semana da Crítica como a Quinzena de Realizadores - outro dos programas paralelos de Cannes - foram canceladas por causa da covid-19, mas o festival teve uma edição curta e simbólica em outubro.

O cinema português tem mantido presença regular na Semana da Crítica de Cannes, tendo sido selecionados, em 2019, os filmes "Invisível herói", de Cristèle Alves Meira, e "Dia de festa", de Sofia Bost.

Em 2018, o Grande Prémio da Semana da Crítica foi atribuído a "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt.

Em 2013, o realizador Miguel Gomes presidiu ao júri que atribui aquele galardão.

A 74.ª edição do Festival de Cinema de Cannes foi reagendada para os próximos dias de 06 a 17 de julho.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.