Pires de Lima convicto que o crescimento económico vai ser superior àquele que muitos preveem

| Economia
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, mostrou-se hoje convicto de que, "nos tempos que aí vêm", o crescimento económico em Portugal será "superior àquele que muitos preveem".

"Acredito nesta recuperação económica e acho que os tempos que aí vêm vão dar nota de um crescimento económico superior àquele que muitos preveem", afirmou.

Falando em Famalicão, durante a sessão comemorativa do 25. º Aniversário do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), Pires de Lima acrescentou que a sua confiança no crescimento económico "não assenta em ilusões", mas sim no facto de ele próprio ser oriundo "da economia real".

"Conheço a força dos nossos empresários, das nossas empresas, dos nossos trabalhadores", realçou.

Para o ministro, há "uma onda de empreendedorismo que está a ajudar a mudar Portugal".

Em relação ao setor têxtil, rotulou-o de "determinante para a recuperação económica que está a levantar Portugal outra vez".

Enfatizou particularmente o crescimento das exportações, que em 2013 se cifraram em 4.250 milhões de euros, mais 4% do que no ano anterior.

Nos dois primeiros meses de 2014, as exportações já vão em 810 milhões de euros, um crescimento de 15% em relação ao período homólogo de 2013.

"Tomáramos nós que toda a indústria fosse uma espécie de 'copy paste' [copiar e colar] do têxtil", referiu.

Lembrou que nos próximos seis anos haverá 8,5 mil milhões de euros disponíveis para aumentar a competitividade económica do país, e alertou que esses fundos "têm de ser bem aproveitados".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.