"Para cortar pensões e subir impostos não é preciso ser o Ronaldo da política" - Mira Amaral

| Economia
Porto Canal

O antigo governante Mira Amaral criticou hoje o trabalho do executivo de Passos Coelho nos últimos anos, considerando que a qualidade do ajustamento não foi "famosa" e que assentou no corte de salários e pensões e na subida de impostos.

"Para cortar pensões e subir impostos não é preciso ser o Ronaldo da política. Até eu conseguia fazer", afirmou aos jornalistas o presidente do Banco BIC Português, à margem da conferência "Trazer a Europa de volta ao trabalho", organizada em Lisboa pelo Banco Espírito Santo (BES) e pelo jornal Expresso.

O responsável reforçou que "a qualidade do ajustamento não foi famosa", já que não atacou de forma estrutural as gorduras do Estado, tendo incidido, pelo contrário, nos cortes dos salários e pensões e na subida dos impostos.

"O Governo cortou pensões de forma chocante", vincou Mira Amaral, considerando que a saída limpa do programa da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) "tem um custo que é pagar agora juros pelo financiamento necessário para 2015".

Questionado sobre a opção do Governo pela ‘saída limpa’, o gestor realçou que, na sua opinião, "era muito mais correto ter uma linha cautelar", acrescentando que tal não foi possível devido à oposição de vários países europeus.

Quanto à tendência de descida dos juros da dívida pública portuguesa, Mira Amaral disse que não é um fenómeno exclusivo do país, justificando-a com "o dinheiro que estava investido nos países emergente e voltou para os países do sul da Europa depois de se ver que o Banco Central Europeu fez tudo para salvar o euro".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.