Resultado direto da Sonae Sierra desce 22% no 1º trimestre, para 11,7 milhões

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) - A Sonae Sierra registou uma descida de 22% no resultado direto do primeiro trimestre, face ao período homólogo de 2013, com o lucro atribuível aos acionistas a cair para 11,7 milhões de euros, informa hoje a empresa do grupo Sonae, em comunicado à CMVM.

Já o resultado líquido nos primeiros três meses foi de 11,8 milhões de euros, o que se traduz numa descida homóloga de seis por cento, indica a empresa especialista em centros comerciais. Quanto ao EBITDA registado no mesmo período, caiu 11% para 25,6 milhões de euros.

Para a descida do lucro atribuível aos acionistas, ou resultado direto, contribuíram principalmente três fatores, indica a empresa na informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em primeiro lugar, 45% do decréscimo deste resultado é efeito das "vendas de ativos realizadas em 2013, no seguimento da estratégia de reciclagem de capital da empresa - Parque Principado, em Espanha, e Valecenter e Airone, em Itália", explica a Sonae Sierra.

Já a variação desfavorável da taxa de câmbio média do real brasileiro entre o 1º trimestre de 2014 e o trimestre homólogo de 2013 teve uma contribuição de 21% para a descida registada no resultado direto.

Por outro lado, o resultado também se explica pelo "reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias", acrescenta a empresa.

"O primeiro trimestre de 2014 reforçou a tendência de recuperação da performance operacional do nosso portfólio na Europa", sublinha por seu turno o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, que destaca ainda o refinanciamento da dívida de três centros comerciais, num total de 156 milhões de euros.

Em causa nesta operação estiveram o NorteShopping, que obteve um refinanciamento de 135 milhões de euros, o Centro Comercial Continente Portimão, refinanciado em 12 milhões, e o AlbufeiraShopping refinanciado noutros nove milhões.

No que respeita a novos projetos, a empresa iniciou a construção de um novo centro comercial em Bucareste, na Roménia, que representa um investimento de 180 milhões de euros e tem inauguração prevista para 2016. E em São Paulo, iniciou a expansão e renovação do Franca Shopping, com conclusão prevista para 2014.

Ainda nos primeiros três meses, a Sonae Sierra informa que assinou três novos contratos de gestão para ativos em Marrocos e em Itália.

Por último, já em abril, fora do perímetro deste primeiro trimestre, a empresa do grupo Sonae concretizou uma 'joint-venture' com uma empresa chinesa de gestão de investimentos, a CITIC Capital, tendo em vista "o fornecimento de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais na China".

"Com sede em Xangai, a recém-criada empresa reúne uma equipa multidisciplinar de talentos locais e expatriados especializados em marketing, comercialização e gestão de centros comerciais", informa a Sonae Sierra, que acrescenta que a nova equipa "está preparada para prestar serviços a centros comerciais do portefólio da CITIC Capital ou de fundos geridos pela empresa".

IYS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.