Carta de intenções de Portugal conhecida após reunião da administração - FMI

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) -- O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que a carta de intenções enviada pelo Governo português "vai ser divulgada depois da reunião da administração" da organização, tal como tem acontecido nas avaliações anteriores.

"É um procedimento padrão para os programas do FMI, não há nada fora do comum aqui. Como é prática comum, vai ser divulgada depois da reunião da administração [do FMI]", afirmou Gerry Rice, porta-voz da instituição liderada por Christine Lagarde, hoje em conferência de imprensa.

O PS exigiu na quarta-feira que o Governo revele o conteúdo da carta de intenções que vai enviar aos credores internacionais para concluir a 12.ª avaliação regular ao programa de resgate até às eleições (a 25 de maio) e, de preferência, no dia 17 de maio, data que o executivo aponta para a conclusão do programa de resgate financeiro a Portugal.

Também na quarta-feira, o primeiro-ministro garantiu, em Braga, que a carta de intenções que o Governo vai enviar à 'troika' [Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu] "não tem" novos compromissos e disse esperar que o PS encontre uma "forma limpa" de fazer campanha sem "aterrorizar" os portugueses.

"Creio que é possível a todos os partidos disputarem as eleições sem usarem os portugueses e a incerteza sobre o futuro para ganhar votos. Espero que o PS encontre uma forma limpa de fazer a campanha eleitoral", disse, quando confrontado com a insatisfação do PS sobre o facto de o Governo não ter ainda revelado o conteúdo da carta que vai enviar ao FMI, a propósito da última avaliação incluída no programa de assistência externa.

O Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) deverá terminar a 17 de maio, embora as autoridades portuguesas tenham pedido a extensão por mais seis semanas do período do programa, até ao final de junho, por motivos técnicos das instituições que compõem a 'troika'.

De acordo com o calendário do 'board' (administração) do Fundo, já são conhecidas as ordens de trabalhos das reuniões que se vão realizar até ao dia 16 de maio, as quais não incluem a aprovação da última avaliação regular ao programa de resgate de Portugal.

ND (PL/JYCR) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.