Lucro da Novabase cai 20% para 1,6 milhões de euros no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) - A Novabase obteve um resultado líquido de 1,6 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 20% face a igual período do ano passado, anunciou hoje a tecnológica portuguesa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Novabase adianta que o volume de negócios recuou 5,3% para 51,6 milhões de euros e o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) diminuiu 8,1% para 3,6 milhões de euros.

Segundo a tecnológica, a diminuição de 5,3% do volume de negócios foi "impactada pela alienação da área Digital TV/SIP" e o recuo do EBITDA é explicado pela "pressão de preços no mercado doméstico e, fundamentalmente, pelos custos previstos associados à aceleração da estratégia de internacionalização".

Os resultados do primeiro trimestre "estão alinhados com as prioridades estratégicas definidas para 2014. O negócio internacional cresceu 16% e representa 35% da atividade, excluindo o perímetro do negócio da Digital TV/SIP alienado no final de 2013, esse crescimento foi de 44%, o que reflete bem o significativo esforço de internacionalização", refere o presidente executivo, Luís Paulo Salvado, citado no comunicado.

"Também ao nível da aposta nos serviços e no desenvolvimento de ofertas de maior valor acrescentando os progressos são claros", disse, adiantando ainda que "os serviços cresceram e representam já dois terços do negócio", sendo que "a margem bruta das vendas aumentou".

Estas apostas e "as condições muito desafiantes no mercado doméstico mantiveram a pressão no EBITDA e no resultado líquido, que contraíram 8% e 20%, em linha com o previsto. A posição de cash evoluiu positivamente, tendo-se gerado perto de quatro milhões de euros no trimestre", acrescenta.

No primeiro trimestre, o negócio internacional cresceu 15,7%, passando a ter um peso de 34,9%, enquanto o dos serviços subiu para 66,2%.

"A Novabase está empenhada no cumprimento do 'guidance' [direção] para 2014, reafirmando como foco estratégico a intensificação da internacionalização e o reforço do investimento em I&D [Investigação e Desenvolvimento] para a especialização das suas soluções", refere a tecnológica nas suas perspetivas para este ano.

ALU // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.