Covid-19: Cabo Verde com mais 33 infetados e dois mortos em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 23 jan 2021 (Lusa) -- As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 33 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 13.414 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 725 amostras desde sexta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a não confirmar nenhum caso - pela primeira vez em vários dias - entre as 155 amostras, mas contando com 205 casos ativos.

Contudo, na capital cabo-verdiana foi registado um morto, por complicações associadas à covid-19, nas últimas 24 horas, tal como em São Lourenço dos Órgãos, também na ilha de Santiago.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (5), Tarrafal (4) e São Lourenço dos Órgãos (1).

Na ilha de São Vicente foram confirmados 15 novos infetados (em 211 amostras), sendo atualmente o principal foco da doença no arquipélago, com 251 casos ativos. Face à situação, o Governo cabo-verdiano decretou a situação de calamidade para aquela ilha, a única do país nesse estado, até 15 de fevereiro.

Os restantes casos positivos registaram-se na ilha do Fogo (8).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 56 infetados, com o total acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 a subir para 124 e três por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 13.414 casos da doença desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 639 casos ativos da doença e soma 12.646 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.107.903 mortos resultantes de mais de 98,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.