Apenas 8% dos portugueses conhecem políticas no seu local de trabalho para maiores de 60

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) -- Apenas 8% dos portugueses dizem haver políticas de emprego para maiores de 60 de anos no seu local de trabalho, situando-se abaixo da média europeia (12%), revela hoje um estudo sobre a segurança e a saúde no trabalho.

O estudo pan-europeu, realizado em 31 países pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), foi divulgado pela Autoridade para as Condições de Trabalho na apresentação da campanha europeia "Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse".

Segundo o estudo, os portugueses estão entre os europeus que menos conhecem programas e políticas de emprego nos seus locais de trabalho que permitem continuar a trabalhar após a idade de reforma.

Em situação semelhante aos portugueses encontram-se os trabalhadores da Roménia (7%) e da Letónia (6%), seguindo-se os da Lituânia e Eslovénia (ambos com 5%), da Bulgária e Itália (4%), do Chipre (3%) e da Grécia (1%).

No lado oposto estão a Noruega (86%), a Irlanda e a Islândia (ambas com 78%), Malta e o Reino Unido (ambos com 74%).

Para os portugueses, os trabalhadores mais velhos tendem a ter menos capacidade de adaptação às mudanças (63%), a tirar mais dias de baixa por motivo de doença (49%) e a sofrer mais stresse relacionado com o trabalho (50%).

Mais de metade (57%) concorda com a introdução de programas e políticas que facilitem a integração de pessoas com mais de 60 anos na sua organização.

As mulheres são as que mais corroboram esta iniciativa, com seis em cada 10 a responder de forma afirmativa.

No entanto, a maioria (54%) considera improvável que possa existir uma maior proporção de pessoas com mais de 60 anos a trabalhar na sua organização em 2020. Já os cipriotas (70%), os ingleses (68%) e os italianos (66%) são os que mais acreditam num aumento de trabalhadores mais velhos nos próximos seis anos.

A investigação revela ainda que os portugueses estão entre os europeus que mais sofrem de stresse laboral (59%), sendo ultrapassados pelos cipriotas (88%), gregos (82%), eslovenos (72%), malteses e eslovacos (ambos com 62%) e os holandeses (60%).

Já os trabalhadores no Liechtenstein são os que referiram menos problemas no seu local de trabalho.

A maioria dos trabalhadores europeus (63%) considera que a gestão de stresse no seu local de trabalho é bem sucedida.

Os homens têm uma opinião mais positiva (65%) do que as mulheres (59%) quanto à gestão eficaz de situações negativas no emprego, adianta o estudo.

Portugal segue esta tendência, com 63% dos inquiridos a responder afirmativamente. No sentido oposto, os espanhóis e os búlgaros são os europeus com mais queixas, com 56% e 49%, respetivamente, afirmando que as situações geradoras de stresse são mal orientadas.

 O estudo envolveu perto de 17.000 pessoas com mais de 18 anos nos 28 países da UE, na Noruega, na Islândia, no Liechtenstein e na Suíça.

Em Portugal, a amostra é composta por 502 entrevistas, realizadas entre novembro e dezembro de 2012, sendo a margem de erro entre os 2,8% e os 4,4%.

HN // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".