Associação Nacional de Dirigentes da Saúde visa valorizar função de gestor

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 08 mai (Lusa) -- Uma centena de individualidades ligadas à saúde, como os ex-ministros Luís Filipe Pereira e Arlindo de Carvalho, integram a lista de fundadores da Associação de Dirigentes Nacionais da Saúde (ADNS), hoje criada em Matosinhos.

Com o objetivo de promover e valorizar a função de gestão/direção de instituições da área da saúde, públicas ou privadas, esta nova associação integra muitos dos atuais presidentes de centros hospitalares, bem como dirigentes que estiveram ou estão na liderança de organizações de saúde em Portugal, como a Entidade Reguladora da Saúde (ARS) ou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, por exemplo.

"Achamos necessário que houvesse uma associação das pessoas que dirigiram e dirigem a saúde em Portugal, pública e privada, que tenha uma abrangência grande, apanhando todas essas pessoas", disse Sollari Allegro, presidente do Centro Hospitalar do Porto e membro da comissão organizadora da ADNS.

Segundo referiu, "discutir a saúde em espaço aberto, com pessoas que têm conhecimento e vivem nesta área" justifica-se também "pelo momento complicado" que a saúde atravessa em Portugal.

O responsável sublinhou, contudo, que esta nova associação "não serve para tomar posições, serve para refletir e fazer propostas de melhoria em setores em que nós temos conhecimentos".

"É, acima de tudo, uma área de reflexão para a saúde, para discutir problemas concretos e teóricos, no sentido de tentarmos encontrar caminhos melhores para a saúde", sublinhou.

Nesta liste de uma centena de fundadores constam também, entre outros, os nomes de António Ferreira (Hospital de S. João), Fernando Araújo (ARS-Norte), Luís Portela (Bial), Álvaro Almeida (ERS), Pedro Figueiredo (Centro Hospitalar Coimbra) Henrique Campelas (Centro Hospitalar de Vila do Conde/Póvoa) e Agostinho Marques (Faculdade de Medicina do Porto).

Henrique Campelas, também membro da comissão organizadora, salientou "o conceito de rede" que se pretende com esta associação.

"Abrange gente de todo o lado, do Porto, de Lisboa, Coimbra, Bragança e Mirandela", disse.

Sollari Allegro salientou que havia uma "vazio" para estes dirigentes, porque a Associação dos Administradores Hospitalares reúne as pessoas com a carreira [de administrador hospitalar] que existe dentro da administração pública e que tenham o curso da Escola Nacional de Saúde Pública.

"Aquela é uma associação de classe, e muito bem, não somos concorrentes", frisou Sollari Allegro.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.