Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Porto sob aviso laranja devido à chuva

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Porto sob aviso laranja devido à chuva
| País
Porto Canal com Lusa

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, e outros seis têm avisos amarelos por causa do vento e da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Porto estão sob aviso laranja até às 18:00 de hoje por causa da previsão de chuva por vezes forte.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Coimbra, Leiria e Lisboa estão também sob aviso amarelo, mas devido à previsão de forte agitação marítima, sendo esperadas ondas de quatro a cinco metros.

Este alerta termina às 09:00, mas nos distritos de Coimbra e Leiria é retomado às 15:00 para se estender até às 03:00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face ao quadro meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de ocorrência de cheias em meio urbano, inundação por transbordo de linhas de água em zonas mais vulneráveis, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada.

A proteção civil alertou ainda para o risco de queda de ramos ou árvores devido ao vento forte, de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, e de possíveis acidentes na orla costeira, recomendando comportamentos adequados, sobretudo nas zonas de maior risco.

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".