Trabalhadores e administração da Parmalat continuam sem chegar a acordo

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 08 mai (Lusa) -- A reunião de hoje entre os trabalhadores e a administração da fábrica Parmalat em Águas de Moura terminou novamente sem acordo, que depende agora da disponibilidade da empresa para prolongar até 2015 as negociações sobre o reforço das escalas de pessoal.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE/Sul) Eduardo Florindo disse que a empresa mantém a proposta de atualização salarial de 1%, acrescida de um "prémio extraordinário" de 0,5% relativo a 14 meses (a ser pago no final do ano), que os trabalhadores já decidiram aceitar apesar de estar muito aquém dos pretendidos 4%.

"Mas, em contrapartida, continua a insistir na criação das escalas de reforço", que os trabalhadores rejeitam, disse.

Segundo o sindicalista, os funcionários do centro de produção de Águas de Moura, na Marateca (Setúbal) -- onde atualmente trabalham cerca de 120 pessoas -- discordam da proposta de reforço nas escalas do pessoal por considerarem que", "na prática, é flexibilidade, que já fazem, mas que não aceitam que passe a escrito".

Contudo, afirmou, "a empresa ficou de reavaliar a situação" até segunda-feira, estando em cima da mesa a hipótese de se assinar um acordo que deixe em aberto até 2015 as negociações relativamente às escalas de reforço.

"Continuamos disponíveis para assinar o acordo", afirmou Eduardo Florindo, alertando que, na falta deste, "a tendência é que o conflito aumente".

Segundo adiantou à Lusa, "se até lá a empresa não mudar de posição", estão já marcados dois plenários para a noite do dia 15 e para a manhã do dia 16, para que os trabalhadores "discutam novas formas de luta".

Até ao momento, os trabalhadores têm recorrido à greve ao trabalho suplementar e em dia feriado para reivindicar melhores condições salariais.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.