Líder do PS votou favor dos projetos sobre co-adoção e adoção por casais do mesmo sexo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mai (Lusa) - O secretário-geral do PS votou hoje a favor do projeto socialista sobre co-adoção por casais do mesmo sexo e dos três diplomas do Bloco de Esquerda e Partido Ecologista "Os Verdes" sobre adoção por casais homossexuais.

Em fevereiro do ano passado, quando foram pela primeira vez reprovados projetos (idênticos) do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes", António José Seguro esteve ausente das votações por se encontrar numa iniciativa partidária em Bragança.

Na primeira linha dos dirigentes do PS, o presidente do Grupo Parlamentar, Carlos Zorrinho, votou a favor do projeto aprovado dos socialistas sobre co-adoção e absteve-se em relação aos restantes de "Os Verdes" e Bloco de Esquerda".

Hoje, na bancada socialista, que deu liberdade de voto em relação a todos os projetos em discussão na generalidade, registaram-se menos votos contra e menos abstenções do que no ano passado.

Em relação ao diploma sobre co-adoção, João Portugal e António Braga foram os dois únicos deputados do PS que votaram contra e abstiveram-se Pedro Silva Pereira, José Junqueiro e Miguel Laranjeiro.

Face aos projetos do Bloco de Esquerda e "os Verdes" sobre adoção por casais do mesmo sexo, a ampla maioria dos deputados socialista votou a favor, com seis a levantarem-se contra (Pedro Silva Pereira, Laurentino Dias, João Portugal, António Braga, Miguel Laranjeiro e José Junqueiro) e três a optarem pela abstenção (Basílio Horta, Fernando Serrasqueiro e Renato Sampaio).

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.