Volume de negócios na indústria sobe 0,3% em Março, mas fecha 1.º trimestre a cair

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 08 mai (Lusa) -- O índice de volume de negócios na indústria aumentou 0,3% em março face ao mesmo mês de 2013, impulsionado pelo mercado nacional, mas fechou o primeiro trimestre com uma queda de 0,5%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), para o crescimento homólogo nominal de 0,3% do volume de negócios na indústria (0,1% em fevereiro) contribuiu o aumento de 2,7% do índice relativo ao mercado nacional (1,1% em fevereiro), já que o índice relativo ao mercado externo diminuiu 2,7% (redução de 1,1% no mês precedente).

No primeiro trimestre de 2014, as vendas na indústria apresentaram uma queda de 0,5% (2,3% no trimestre anterior).

Quanto aos índices de emprego e de horas trabalhadas, registaram ambos diminuições de 0,4% em março, enquanto a variação do índice de remunerações se fixou em 0,4%.

De acordo com o INE, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram em março variações homólogas positivas e superiores às de fevereiro, com exceção do agrupamento de energia, cujo índice diminuiu 16,6% (redução de 9,7% no mês anterior).

Já a variação homóloga do índice da secção das indústrias transformadoras foi de 0,9% em março (0,8% em fevereiro) e nula em termos trimestrais (3,0% no 4.º trimestre de 2013).

Relativamente a fevereiro, o índice de volume de negócios na Indústria aumentou 6,1% (5,9% em março de 2013).

No mercado nacional, a evolução de 2,7% do índice total em março foi determinada pelo comportamento dos índices dos agrupamentos de bens de consumo e de bens intermédios, cujas variações homólogas passaram de -0,7% e de -1,0% em fevereiro, respetivamente, para 3,1% e 2,3% em março.

Já o índice do agrupamento de energia registou uma diminuição de 0,6% (que compara com um aumento de 1,8% em fevereiro) e o índice da secção das indústrias transformadoras apresentou um crescimento homólogo de 3,8% (1,8% no mês anterior).

Em termos mensais, a variação do índice de vendas na indústria com destino ao mercado nacional foi de 7,3% (5,7% em março de 2013).

No mercado externo, o recuo homólogo de 2,7% em março foi determinado, tal como no mês anterior, pela evolução do índice do agrupamento de energia, cuja variação homóloga passou de -52,7% em fevereiro para -69,3% em março.

Segundo nota o INE, os índices dos restantes agrupamentos registaram aumentos homólogos, com destaque para os agrupamentos de bens de investimento e de bens intermédios, cujas taxas de variação homóloga aumentaram 7,1 p.p. e 2,5 p.p., respetivamente, face a fevereiro, para os 17,1% e 8,0%.

Em março, o índice da secção das indústrias transformadoras diminuiu 1,7%, em termos homólogos (variação nula em fevereiro).

Em termos mensais, a variação do índice de vendas com destino ao mercado externo foi de 4,6% em março (6,3% em igual período de 2013).

PD //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.