China e Angola vão assinar dois acordos no âmbito da visita do PM Li Keqiang a Luanda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 08 mai (Lusa) - China e Angola vão assinar dois acordos durante a visita do primeiro-ministro chinês Li Keqiang a Luanda, aonde chega hoje a meio da tarde, disse fonte diplomática à Lusa.

Os acordos, um para a supressão de vistos diplomáticos entre os dois países e o segundo no domínio financeiro, são assinados sexta-feira no Palácio Presidencial, depois de um encontro entre Li Keqiang e o Presidente angolano José Eduardo dos Santos e as conversações oficiais entre as duas delegações.

Hoje, no primeiro dia, a visita é dedicada às empresas e cidadãos chineses, com uma visita à cidade do Kilamba Kiaxi, e uma reunião com empresários chineses e um encontro com funcionários da embaixada chinesa e comunidade chinesa residente em Luanda.

Kilamba Kiaxi, uma cidade inteiramente nova e em fase de expansão na zona a sul de Luanda, é o cartão de visita que as autoridades angolanas apresentam a entidades estrangeiras que visitam o país e que reflete o sucesso da Angola saída do pós-guerra civil.

Já com milhares de famílias a viver no Kilamba Kiaxi, a nova centralidade foi construída pela empresa chinesa Citic, uma das maiores a operar em Angola.

O segundo dia da visita é dedicado às relações bilaterais, com o encontro privado de Keqiang e José Eduardo dos Santos, conversações entre as duas delegações e a assinatura dos dois acordos de cooperação.

Angola é a terceira etapa do périplo africano que já levou li Keqiang à Etiópia e Nigéria, e que termina no Quénia, para onde o primeiro-ministro chinês parte ao princípio da tarde de sexta-feira, em Luanda.

As relações sino-angolanas traduzem o conceito "oil for money", em que a China compra 45 por cento das exportações de petróleo angolano e Angola beneficia de linhas de crédito que permitiram iniciar a reconstrução do país exaurido saído da guerra civil que terminou em abril de 2002.

Os dois países estabeleceram em 2010 uma parceria estratégica.

Esta primeira visita de Li Keqiang a África, um ano depois de o Presidente Xi Jinping ter visitado o continente africano, evidencia o crescente relacionamento entre a China e África.

No caso de Angola, constitui o reconhecimento da vital importância do combustível angolano no funcionamento da gigantesca máquina industrial chinesa.

EL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.