Governo negoceia abertura de 70 mercados para exportação de 340 produtos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jan 2021 (Lusa) -- O Governo está a negociar a abertura de mais 70 mercados para a exportação de 340 produtos, anunciou hoje, no parlamento, a ministra da Agricultura, adiantando que foi criado um grupo de trabalho para avaliar oportunidades de negócio.

"Temos em negociação 70 novos mercados para 340 produtos a exportar em diversas áreas", adiantou Maria do Céu Antunes, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

A titular da pasta da Agricultura referiu ainda que foi criado, com a secretaria de Estado da Internacionalização e com o setor, um grupo de trabalho para acompanhar as oportunidades de negócio.

Conforme explicou, o objetivo passa por "não perder recursos a investir em mercados que não sejam consentâneos com o que temos possibilidade de produzir".

Até ao momento, foram abertos 64 mercados para a exportação de 264 produtos, 11 dos quais abertos durante a pandemia de covid-19.

"Não ficamos reféns do que já atingimos, mas, na realidade, temos condições para fazer um trabalho ainda melhor", afirmou a ministra.

PE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.