Biden: Irão diz que acordo nuclear está nas mãos do novo Presidente

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 20 jan 2021 (Lusa) -- O Presidente do Irão, Hassan Rohani, garantiu hoje que o futuro do acordo nuclear está nas mãos da nova administração norte-americana, liderada por Joe Biden, e comemorou o fim do mandato do "tirano" Donald Trump.

"A bola está agora do lado dos Estados Unidos. Se cumprirem os seus compromissos (relativos ao acordo nuclear), também cumpriremos", sublinhou Rohani, pedindo a Biden que volte à "legalidade".

O Presidente iraniano afirmou ainda que "Trump está morto e que sua vida política terminou, mas o acordo nuclear sobreviveu".

O acordo nuclear, assinado em 2015 entre o Irão e seis grandes potências -- EUA, China, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido (5 + 1) - para limitar o programa nuclear iraniano em troca do levantamento de algumas das sanções internacionais, foi abandonado unilateralmente pelos Estados Unidos em 2018.

Em resposta à decisão norte-americana e ao fracasso dos outros signatários em se oporem a sanções unilaterais dos Estados Unidos, o Irão foi gradualmente deixando de cumprir o acordo, incluindo o limite que tinha ao enriquecimento de urânio.

No seu discurso de hoje, Rohani defendeu que "cabe agora aos 5+1 cumprirem as suas obrigações".

Rohani também expressou a sua alegria pelo fim do mandato de Donald Trump, que é hoje substituído na Casa Branca por Joe Biden.

"Hoje encerra-se para sempre o negro serviço de Trump, um exemplo da queda dos opressores", sublinhou Rohani, descrevendo as políticas internas e externas adotadas pelo Presidente cessante dos Estados Unidos como "inadequadas e autoritárias" e o próprio Donald Trump como um "tirano estúpido e terrorista".

Segundo o Presidente iraniano, "o legado de Trump ao seu país foi a criação de uma sociedade bipolar" o que levou "Washington a tornar-se num quartel-general militar" para a posse de Biden.

Desde que os resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos foram divulgados, o Irão tem instado Biden a regressar aos seus compromissos relativo ao acordo nuclear, algo que o futuro Presidente dos Estados Unidos já indicou que pretende fazer, embora com novas condições.

A tensão entre os dois países aumentou ainda mais desde o assassinato do comandante dos Guardiões da Revolução Iraniana, Qasem Soleimani, pelos Estados Unidos, em janeiro de 2020, no aeroporto internacional de Bagdad.

PMC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.