Incubadora do Politécnico de Coimbra acolhe nove projetos e prevê ampliação

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 08 mai (Lusa) - A Academia de Empreendedorismo - INOPOL, do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), está de momento a acolher nove empresas e entidades na sua incubadora, prevendo ampliar o espaço para poder receber mais 15 projetos, disse hoje o seu diretor.

O INOPOL, quase um ano após a sua inauguração, está a incubar nove projetos, todos eles "nascidos por iniciativa de alunos e docentes", pretendendo agora alargar a sua capacidade para poder receber mais ideias de negócio no seu espaço, localizado na antiga vacaria da Escola Superior Agrária de Coimbra, uma das seis unidades de ensino do IPC, contou Jorge Oliveira.

De acordo com Jorge Oliveira, o INOPOL está a "ter muito boa aceitação por parte da comunidade" do Politécnico. Sinal dessa aceitação é a primeira fase de ampliação, prevista para este mês, em que se irá transformar um "'open space' do edifício em mais quatro espaços para incubação".

Para além destes quatro espaços, que "eram uma inevitabilidade", até ao final do ano civil "será terminada, em princípio, a intervenção no resto do edifício" onde funciona a instituição, permitindo albergar mais onze projetos ou ideias de negócio, avançou.

O INOPOL "ocupou o seu espaço em pouquíssimo tempo e mostra que a aposta era certa e urgente", permitindo o "desenvolvimento de novas ideias" com o envolvimento de "docentes e de projetos de investigação", frisou Jorge Oliveira.

Na incubadora, está presente uma empresa ligada às energias renováveis, "já em fase de negócio e de produção", outra na área "da tecnologia e informática", um projeto para o desenvolvimento de um 'site' para espaços museológicos, a júnior empresa do Instituto de Contabilidade e Administração, um projeto "em fase de pré-comercialização" de uma vacina contra uma praga que afeta pinheiros e a empresa GreenClon, "que se propõe a multiplicar a velocidade de reprodução de árvores e de plantas em oito vezes", referiu Jorge Oliveira.

Para além destes projetos, encontram-se também três associações instaladas no edifício, informou o responsável.

A estrutura do IPC tem recebido e deverá continuar a receber projetos "que nasçam em concursos, como o caso do Arrisca C e do Poliempreende", procurando também aproveitar "o potencial das escolas do Politécnico de Coimbra, que cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento existentes", sendo a equipa de apoio "todo o corpo docente do instituto".

Para além da incubação, o INOPOL também dinamiza a "transferência da produção do conhecimento para o mercado", assim como a Academia do Empreendedorismo, que tem já em vista a criação de "um curso de formação na área do empreendedorismo com jovens desempregados e outro na área do empreendedorismo social", que serão lançados no ano letivo 2014/2015.

A Academia de Empreendedorismo - INOPOL é a terceira aposta do IPC na incubação, uma vez que é parceiro fundador do Instituto Pedro Nunes (IPN) e do Curia Tecnoparque.

O Instituto Politécnico de Coimbra, criado em 1979, é constituído por seis unidades de ensino: Agrária, Educação, Tecnologia da Saúde, Contabilidade e Administração, e Engenharia (todas em Coimbra) e Tecnologia e Gestão (Oliveira do Hospital).

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).