Kiev descontente por não ter lugar em reunião de Putin e OSCE

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 08 mai (Lusa) - O Governo ucraniano manifestou hoje o seu descontentamento por não participar na reunião entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Didier Burkhalter, onde ambos abordaram várias resoluções para a crise ucraniana.

"Os debates sobre o ajuste pacífico da situação da Ucrânia sem a sua participação não têm sentido e são inaceitáveis", informou, em comunicado, o Ministério de Negócios Estrangeiros da Ucrânia, adiantando que a "retirada das unidades militares russas das fronteiras ucranianas deve ser comprovada".

O Presidente da Rússia anunciou na quarta-feira a retirada das tropas russas da fonteira comum e exortou os separatistas pró-russos da Ucrânia a adiarem o referendo previsto para domingo sobre a independência da autoproclamada república de Donetsk.

No entanto a Casa Branca afirmou que não disponha de provas imediatas sobre essa mesma retirada.

FAR (PCR) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.