Japão preocupado com tensão entre China e Vietname

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 08 mai (Lusa) -- O Governo japonês expressou hoje a sua "profunda preocupação" pela tensão entre a China e o Vietname devido a uma plataforma petrolífera em disputa no arquipélago das ilhas Paracel e pediu a Pequim "contenção" para evitar a escalada do conflito.

A China e o Vietname têm trocado acusações nos últimos dias depois de conhecidos os planos de Pequim para instalar uma plataforma de petróleo nas águas das Paracel, com o último foco do conflito a ter na quarta-feira quando Hanoi denunciou uma "colisão" entre barcos chineses e vietnamitas que tentavam impedir a instalação.

As autoridades filipinas revelaram também terem detido vários pescadores chineses em águas das também disputadas ilhas Spratly.

"Estamos profundamente preocupados com o aumento da tensão na região devido à exploração unilateral da China", disse, em conferência de imprensa, o ministro porta-voz japonês, Yoshihide Suga, numa alusão também às incursões marítimas de Pequim nas ilhas Diaoyu/Senkako, formalmente tuteladas por Tóquio, mas que Pequim também reclama.

A China tem várias divergências com países asiáticos relativamente à soberania de diversos arquipélagos na região, a maioria dos quais, sabe-se hoje, possuem importantes reservas de petróleo e gás, combustíveis essenciais para o desenvolvimento da China.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.