CGI "é soberano na forma" de escolher a administração da RTP - Nuno Artur Silva

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan 2021 (Lusa) - O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirmou hoje que o Conselho Geral Independente (CGI) "é soberano na forma como pode escolher o Conselho de Administração da RTP".

O governante falava na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, no âmbito de uma audição sobre a revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão, num requerimento do PSD.

Durante a audição, o deputado do BE Jorge Costa questionou Nuno Artur Silva sobre o processo de nomeação do novo Conselho de Administração da RTP, que, "em lugar de ocorrer através de um procedimento de concurso público internacional, como deveria ser, parece estar a ser preparado em termos muito estranhos".

Na segunda-feira, o CGI anunciou que vai "iniciar em breve" o recrutamento da administração da RTP, através de anúncio público para procura e seleção prévia de eventuais candidatos, que poderão apresentar as suas manifestações de interesse.

"O CGI é soberano na forma como pode escolher o Conselho de Administração da RTP, ou seja, poderá recorrer aos instrumentos que entender recorrer, a lei não estabelece que o faça por concurso público", disse Nuno Artur Silva, em resposta ao BE.

"Aliás, não o fez anteriormente e, se assim o entender, poderá não o fazer agora. Portanto, em relação isso, o processo de escolha é compatível com aquilo que diz a lei", acrescentou o governante.

O administrador com o pelouro financeiro tem de ter uma parecer prévio vinculativo das Finanças.

Entre as competências do CGI está o de escolher os membros do Conselho de Administração da RTP, "de acordo com um projeto estratégico para a sociedade proposto por estes, estando a designação do membro responsável pela área financeira sujeita a parecer prévio e vinculativo do membro do Governo responsável pela área das finanças", segundo a lei.

"Julgo que o CGI poderá ele próprio esclarecer melhor a forma como vai escolher o próximo Conselho de Administração", acrescentou o governante.

Em comunicado na segunda-feira, o CGI refere que "terminado o mandato dos atuais membros" da administração, "decidiu promover, com a assessoria técnica de uma empresa especializada no recrutamento para cargos executivos, uma procura e seleção prévia de eventuais candidatos, que poderão apresentar as suas manifestações de interesse, juntando uma versão preliminar do projeto estratégico que propõem para a sociedade para 2021-2023".

Numa primeira fase, "a iniciar em breve, mediante anúncio público, procede-se à escolha, em conjunto, do presidente e de um dos vogais do CA, sendo um deles responsável pelos conteúdos", adianta o CGI.

Na segunda fase, proceder-se-á "à escolha do vogal responsável pela área financeira, que está sujeita a parecer prévio e vinculativo do membro do Governo responsável pela área das finanças", conclui a mesma fonte.

Sobre a questão de ser eleito um elemento da Comissão dos Trabalhadores na administração da RTP, Nuno Artur Silva salientou que isso "não está nos estatutos" da empresa.

ALU // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.