Lar de Vila Nova de Cerveira vive "calamidade" com todos os utentes infetados por Covid-19

| Norte
Porto Canal com Lusa

O provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, classificou hoje de "calamidade" a situação do lar Maria Luísa, com 66 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, sendo que três estão hospitalizados.

Atualizado 19-01-2021 23:42

Estamos a viver uma situação de calamidade. É de facto dramático. Pedi ao presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira para reunir, de urgência, a comissão municipal de proteção civil para analisarmos esta situação", afirmou hoje à agência Lusa Rui Cruz.

Segundo o provedor, "alguns utentes apresentam sintomas ligeiros e outros estão assintomáticos".

Rui Cruz explicou que, "além dos 63 utentes infetados, que permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), 32 de um total de 52 funcionários da instituição - entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares - também foram contaminados com o vírus que provoca a covid-19.

Entre sábado e segunda-feira, morreram quatro utentes com covid-19.

"Temos 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 estão no ativo. Foram-nos disponibilizados cinco elementos de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR), o que é manifestamente insuficiente", disse.

Contactada pela Lusa, fonte autárquica adiantou que a "reunião de emergência irá decorrer ainda na manhã de hoje para tentar encontrar soluções para fazer frente ao surto que atinge o lar Maria Luísa".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).