Cidadão japonês detido com armas feitas em impressora 3D

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 08 mai (Lusa) -- Um cidadão japonês suspeito de posse de armas feitas com uma impressora 3D foi detido na região de Kawasaki, perto de Tóquio, foi anunciado.

De acordo com a polícia esta será a primeira detenção do género no Japão e em casa do homem, de 27 anos e identificado como Yoshitomo Imura e funcionário de uma Universidade, foram encontradas cinco armas, duas das quais com potencial para dispararem balas letais, informou a estação NHK.

Já a agência Jiji Press revelou que as autoridades policiais recuperaram também uma impressora 3D, mas não encontraram nenhuma munição.

Com esta detenção, o Japão aplica, pela primeira vez, a lei de controlo de armas de fogo produzidas com uma impressora tridimensional.

O suspeito admitiu ter produzido as armas, mas garantiu desconhecer a ilegalidade da sua ação.

As armas montadas a partir de peças produzidas em impressoras 3D não são detetáveis por equipamentos de segurança regular como as existentes nos aeroportos, fazendo assim aumentar receios de insegurança em transportes como os aviões.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.