Concelho de Monchique em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) -- O concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Portimão, Silves e Loulé (Faro), Mação (Santarém), Sertã e Proença-a-Nova (Castelo Branco), Sabugal, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou na segunda-feira 33 incêndios, os quais foram combatidos por 284 operacionais com o apoio de 83 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado nas regiões do norte e centro, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral e possibilidade de ocorrência de períodos chuva fraca ou chuvisco no litoral até ao início da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde e por vezes forte a sul do Cabo Mondego.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, rodando temporariamente para sudoeste no sotavento algarvio e soprando moderado a forte no litoral oeste em especial durante a tarde.

Em Lisboa e no Funchal prevê-se uma temperatura máxima de 23 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo 19, Castelo Branco e Faro 29, Évora, Beja e Bragança 28, Santa Cruz das Flores 19 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 29.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".